Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35681
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_EricaMonteiroCavalcanteVenturelli_tcc.pdf854,85 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Coprodução em serviços educacionais no contexto de pandemia : um estudo da perspectiva de familiares e responsáveis por estudantes da educação fundamental privada
Autor(es): Venturelli, Érica Monteiro Cavalcante
Orientador(es): Farias, Josivania Silva
Assunto: Escolas particulares
Pandemia
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Data de apresentação: 15-Fev-2023
Data de publicação: 31-Ago-2023
Referência: VENTURELLI, Érica Monteiro Cavalcante. Coprodução em serviços educacionais no contexto de pandemia: um estudo da perspectiva de familiares e responsáveis por estudantes da educação fundamental privada. 2023. 60 f. il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Em uma crise global, serviços essenciais como a educação não podem deixar de ser prestados. Contudo, em um cenário crítico, as escolas precisam se reinventar. Compreender que o papel dos pais e responsáveis pode ser mais ativo e isso é benéfico à prestação de serviço, e consequentemente, à escola, precisa estar na agenda das escolas particulares pós-pandemia de Covid-19. A coprodução é um caminho que, quando bem trilhado, pode interferir positivamente na satisfação e na qualidade do serviço prestado. Coproduzir é envolver atores externos à organização para que ambos possam vivenciar uma melhor experiência na prestaçao do serviço. Este estudo identificou como ocorre a coprodução, na visão de pais e responsáveis por estudantes do ensino fundamental de escolas particulares do Distrito Federal (DF) e verificou alguns reflexos da pandemia de Covid-19. Além disso, analisou se, após o retorno às atividades presenciais na escolas, pais e responsáveis da pesquisa se tornaram mais propensos à coprodução e se eles se sentiram mais satisfeitos com o serviço prestado durante o isolamento social. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário baseado em Soares e Farias (2019) e foram analisados pelos métodos estatísticos Coeficiente de Correlação de Pearson (R) e o indicador de confiabilidade da escala foi o Alpha de Cronbach. No contexto das escolas particulares, foi levantado o perfil coprodutor e verificou-se que pais e responsáveis têm expectativas altas em relação ao nível de escolaridade do estudante e que as famílias mantém hábitos que envolvem a leitura e o esporte. Em relação às escolas, na visão dos pais, os incentivos à coprodução ainda são tímidos e mais relacionados ao desempenho do estudante. Este estudo identificou que após a pandemia, os pais não se sentem muito dispostos a participar mais da rotina escolar, porém pretendem, no futuro, dedicar mais horas auxiliando os estudantes na rotina escolar. Também, verificou-se uma forte correlação positiva entre com comportamento de coprodução e os hábitos dos responsáveis com o incentivo por parte ds escolas para a coprodução, ou seja, quanto mais as escolas incentivam à coprodução, mais os pais e responsáveis coproduzem. Outro ponto importante verificado é que indivíduos que já tinham um perfil coprodutor, continuaram coproduzindo durante a pandemia de Covid-19. Esta pesquisa contribui para ampliar a discussão sobre coprodução na esfera privada, até mesmo para que se possa comparar com os diversos estudos sobre coprodução de serviços públicos, bem como apresenta frutíferas análises sobre coprodução, propensão à coprodução e satisfação. Por fim, o levantamento permitiu conhecer mais sobre o perfil coprodutor de pais e responsáveis por estudantes do ensino fundamental privado do Distrito Federal e reunindo informações úteis para estudos futuros.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.