Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35654
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_PaolaCamilaBaiaDoNascimento_tcc.pdf1,1 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Justiça restaurativa e sua aplicabilidade no que tange o estatuto da criança e do adolescente
Autor(es): Nascimento, Paôla Camila Baia do
Orientador(es): Estivalet, Anelise Gregis
Assunto: Justiça restaurativa
Medidas socioeducativas
Estatuto da Criança e do Adolescente
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 29-Ago-2023
Referência: NASCIMENTO, Paôla Camila Baia do. Justiça restaurativa e sua aplicabilidade no que tange o estatuto da criança e do adolescente. 2022. 28 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente trabalho consiste na abordagem da aplicabilidade da Justiça Restaurativa no que tange o estatuto da criança e do adolescente. A constituição federal de 1988, em seu artigo 5º, assegura o direito à vida e a liberdade como garantias fundamentais. Além disso, em seu artigo 227, há prioridade dessas garantias para crianças e adolescentes, atribuindo à família, ao estado e à sociedade esse dever. Somando a isso, como acrescentam João Salm e Jackson da Silva Leal, (2012, p. 196/197): trabalha-se com a Justiça Restaurativa como uma possibilidade de Justiça calcada em valores e relações interpessoais (multiplicidade humana e valorativa) onde se propõe a restauração da responsabilidade, da liberdade e da harmonia que existem nos agrupamentos sociais. Somando a isso, a legislação que rege o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo -SINASE, no Art. 35, os princípios que norteiam e regem as medidas socioeducativas, especialmente o da prioridade às práticas ou medidas que sejam restaurativas e, sempre que possível, atendam às necessidades das vítimas. Propõe-se, com isto, desenvolver nesses jovens a noção das consequências desses atos praticados e a aplicabilidade da Justiça Restaurativa, obviamente, atrelando-a numa corresponsabilidade do jovem, da comunidade, da sociedade, da família e todo o poder público, assim como é trazido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Sendo assim, a pesquisa desse trabalho é apresentar essa forma de fazer justiça de uma maneira mais humanizada, célere e colaborativa, observando sempre o caráter peculiar dos adolescentes e, principalmente, de que forma eles podem ter a inserção social na comunidade e conseguir suprir o que foi cerceado.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.