Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35653
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_LeidyanneBezerraDeMacedo_tcc.pdf582,4 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Da prática da justiça restaurativa no estado do Ceará : das medidas socioeducativas e seu desenvolvimento com a implementação da prática restaurativa
Autor(es): Macedo, Leidyanne Bezerra de
Orientador(es): Estivalet, Anelise Gregis
Assunto: Justiça restaurativa
Medidas socioeducativas
Crianças e adolescentes - proteção social
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 29-Ago-2023
Referência: MACEDO, Leidyanne Bezerra de. Da prática da justiça restaurativa no estado do Ceará: das medidas socioeducativas e seu desenvolvimento com a implementação da prática restaurativa. 2022. 27 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A Prática Restaurativa foi uma das formas criadas para tentar reduzir os conflitos existentes dentro do sistema socieducativo, viabilizando o acesso à justiça justa e igualitária para todos. Através da Resolução 2002/12 o Conselho Econômico e Social da Organização das Nações Unidas (ONU), consolidou dentro do Brasil tais medidas. No Ceará em 28 de junho de 2016, através da Lei 16.040 de 2016 foi criada a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo, onde foi criado o “novo modelo de gestão”, que sistematizou práticas e projetos de programas vinculados às práticas restaurativas. Através da Pesquisa aqui apresentada, pode-se verificar que a Justiça Restaurativa tem uma importante contribuição para a construção de uma forma de proteção integral do Direito da Infância e Juventude, utilizando usando ferramentas de mediação de conflitos. Assim, será demostrada de que forma a Justiça Restaurativa tem influenciado diretamente no sistema socioeducativo do Estado do Ceará, considerando com suas atuações e procedimentos aplicados.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.