Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3564
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_PedroCesarRibeiroSouza.pdf1,17 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Condições para criar no ambiente de trabalho de Empresas Juniores
Autor(es): Souza, Pedro César Alves Ribeiro de
Orientador(es): Faria, Maria de Fátima Bruno de
Assunto: Ambiente de trabalho
Criatividade no trabalho
Empresa Júnior
Data de apresentação: 30-Nov-2011
Data de publicação: 23-Mai-2012
Referência: SOUZA, Pedro César Alves Ribeiro de. Condições para criar no ambiente de trabalho de Empresas Juniores. 2011. 97 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Este trabalho teve por objetivo principal identificar as condições para criar no ambiente de trabalho de Empresas Juniores (EJs), segundo a percepção de seus membros. Criatividade aqui foi entendida como a geração de ideias, processos, produtos e/ou serviços novos que possam produzir alguma contribuição valiosa para a organização e/ou para o bem estar das pessoas que trabalham naquele contexto e possuam elementos essenciais à sua implementação. A pesquisa realizada caracteriza-se como de natureza mista, descritiva quanto aos fins e de campo quanto aos meios e conduzida em duas etapas. A primeira etapa foi quantitativa e contou com 381 empresários juniores de diferentes EJs, lotados em 11 estados brasileiros. O instrumento utilizado foi o Indicadores de Condições para Criar no Ambiente de Trabalho (ICCAT) composto por 54 itens agrupados em seis fatores que representam aspectos favorecedores e três fatores que retratam aspectos inibidores à expressão da criatividade no ambiente de trabalho. Foram realizados cálculos de média, desvio padrão e correlação entre os fatores do instrumento e as variáveis demográficas. Em complemento, duas perguntas abertas foram acrescentadas ao questionário para reforçar a análise dos resultados. A segunda etapa, qualitativa, contou com 13 gestores de EJs do Distrito Federal. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas e feita análise do conteúdo com a categorização de aspectos que pudessem complementar os resultados obtidos na primeira etapa. Como resultados, têm-se os fatores favoráveis à criatividade “Liberdade de Ação”, “Clima entre Colegas de Trabalho”, “Suporte do Gerente Imediato” e “Atividades Desafiantes” como os mais percebidos no ambiente de trabalho das EJs. Os aspectos peculiares desse contexto que ajudam a explicar essa maior percepção foram: Ambiente aberto ao teste, risco e erro, foco no aprendizado e capacitação dos membros, sentimento de dono da empresa, homogeneidade dos membros, coletivismo e participação colaborativa, proximidade com superiores, comunicação facilitada e diversidade de atividades. Os fatores desfavoráveis à expressão da criatividade foram pouco percebidos, sendo a maior concordância quanto à presença do fator “Excesso de Serviço e Escassez de Tempo”. Os aspectos peculiares desse contexto tidos como desfavoráveis foram: não priorização da criatividade em detrimento a outros objetivos organizacionais e padronização das atividades. Outros aspectos específicos do contexto de Empresas Juniores que contribuem para o entendimento das condições para criar são: proximidade com a academia, dinamismo do ambiente, rotatividade de pessoal, elevada troca de lideranças, conceito de juventude e desconhecimento do conceito de criatividade.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons