Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/3560
Título: | Pré-produção de uma curta em stop motion |
Autor(es): | Nisio, Fernando |
Orientador(es): | Venturelli, Suzete |
Assunto: | Animação (Cinematografia) Curta-metragem |
Data de apresentação: | 14-Jul-2011 |
Data de publicação: | 23-Mai-2012 |
Referência: | NISIO, Fernando. Pré-produção de uma curta em stop motion. 2011. 45 f., il. Monografia (Bacharelado em Artes Plásticas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
Resumo: | Apresenta os caminhos teóricos e práticos necessários para a produção de uma curta-metragem de animação em stop motion. Para alcançar esse objetivo foi aproveitado o escopo de algumas disciplinas oferecidas pela Universidade de Brasília (UnB), visando desenvolver toda a produção áudio-visual realizada e colocar em prática alguns anseios relacionados às técnicas e estética. Por meio desses estudos foi possível registrar o progresso dos conceitos, das técnicas e da estética que envolvem a produção de uma curta-metragem em animação, aproximando ainda mais do objetivo principal do projeto. Este trabalho encaixa-se no contexto prática-teórica, recorrendo à práxis, ou seja, a atividade prática e a prática em termos de conhecimento científico para fins explícitos de criação poética, considerando o rigor metodológico de pesquisa fundamentada em teoria e história da arte. Nesse sentido, apresentará: referencial teórico que abordará sobre a animação e animação em stop motion, a metodologia até então utilizada para sua elaboração e as considerações finais percebidas durante esse processo. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT Presents the theoretical and practical studies necessary to produce a stop motion animated short. To reach this goal, many classes taken at University of Brasilia (UnB) were directed towards developing the audio-visual production and putting all the technical and aesthetic desires into practice. Throughout these studies, it was possible to register a progression of the concept, of the techniques and of the aesthetics involved in the production of a stop motion animated shot, drawing closer to the project's original goal. This thesis is of theoretical-practical context, recurring to praxis, that is, to the practical activity in terms of scientific knowhow for the purpose of poetics, considering the rigorous research method based on Art Theory and Art History. In this sense, presenting: theoretical references that shall approach animation and stop motion animation, a method used to elaborate the final considerations perceived during this process. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2011. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2011.07.TCC.3560 |
Aparece na Coleção: | Artes Plásticas
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons