Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35557
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_ClarisseMariaRodriguesAlves_tcc.pdf496,37 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O currículo de língua japonesa para o ensino fundamental : uma proposta com base na BNCC, JF Standard e Kodomo Can-do
Autor(es): Alves, Clarisse Maria Rodrigues
Orientador(es): Joko, Alice Tamie
Assunto: Ensino fundamental
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Língua japonesa - estudo e ensino
Data de apresentação: 18-Jul-2023
Data de publicação: 22-Ago-2023
Referência: ALVES, Clarisse Maria Rodrigues. O currículo de língua japonesa para o ensino fundamental: uma proposta com base na BNCC, JF Standard e Kodomo Can-do. 2023. 30 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Língua e Literatura Japonesa) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar os descritores JF Standard e Kodomo Can-do para verificar se eles podem ser utilizados como ferramentas para atender as demandas da BNCC (Coluna Nacional Comum) para a criação de um currículo de língua japonesa para alunos do ensino fundamental. A análise foi comparada com as práticas reais nos cursos de língua japonesa oferecidos nos Centros Interescolares de Línguas do Distrito Federal.
Abstract: The present study aime to analyze the descriptors of JF Standard and Kodomo Can-do to determine if they can be used as tools to meet the demands of the BNCC (Brazilian National Common Core) to create a curriculum for the Japanese language to elementary school students. The analysis was compared with the actual practices in Japanese language courses offered at the CILs (Centers of Languages) in the Federal District.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Japonês



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.