Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35546
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_JusefFelipePintoDeOliveira_tcc.pdf2 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Podcast mídia pública : produção de episódio-piloto de podcast narrativo como proposta de divulgação científica para o Observatório da Radiodifusão Pública na América Latina
Autor(es): Oliveira, Jusef Felipe Pinto de
Orientador(es): Pinheiro, Elton Bruno Barbosa
Assunto: Radiodifusão
Mídia
Podcast
Data de apresentação: 18-Nov-2021
Data de publicação: 22-Ago-2023
Referência: OLIVEIRA, Jusef Felipe Pinto de. Podcast mídia pública: produção de episódio-piloto de podcast narrativo como proposta de divulgação científica para o Observatório da Radiodifusão Pública na América Latina. 2021. 137 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso é um memorial da realização do episódio-piloto da série de podcasts narrativos “Mídia Pública”, que se constitui como uma proposta de divulgação científica do Observatório da Radiodifusão Pública na América Latina. Assim, o episódio aborda a contextualização do Sistema de Radiodifusão Pública; seu conceito; seu caráter complementar; e sua importância; de maneira acessível e atrativa. A partir dos procedimentos metodológicos: estado da arte (FERREIRA, 2002); cartográfico (ROSÁRIO e COCA, 2018) e entrevistas compreensivas (KAUFMANN, 2013), estabeleceu-se o referencial teórico que orientou a elaboração do podcast – em que as etapas de produção contam com reflexões de Lopes (2014), Kaplún (2017), Viana (2020), Pinheiro (2020). Os resultados permitem entender os processos comunicacionais de realização de um produto em áudio com a intenção de ser uma ferramenta de divulgação científica sobre a Radiodifusão Pública.
Abstract: This present undergraduate thesis is a report regarding the realization of a narrativepodcast series “Mídia Pública'', which constitutes a proposal for scientific spreading about the Observatório da Radiodifusão Pública na América Latina. Thus, the episode addresses the contextualization of public broadcasting; the concept; the complementary character; and its importance; in an accessible and attractive way. The methodological procedures: estado da arte (FERREIRA, 2002); cartográfico (ROSÁRIO e COCA, 2018) and entrevistas compreensivas (KAUFMANN, 2013), build the theoretical framework that guide the conception of the podcast. The production stages regarding a narrative-podcast are addressed on Lopes (2014), Kaplún (2017), Viana (2020), Pinheiro (2020). Allowing to understand the processes of making an audio product with the intention of being a means for scientific spreading about public broadcasting.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Comunicação - Audiovisual



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.