Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35529
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_EurivanLimaSantos_tcc.pdf311,83 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Concordância entre examinadores da escala de estado físico da American Society of Anesthesiologists (ASA) na prática médica no HUB/UNB
Autor(es): Santos, Eurivan Lima
Orientador(es): Govêia, Cátia Sousa
Ladeira, Luis Cláudio de Araújo
Assunto: Hospital Universitário de Brasília (HUB)
Exames
Classificador de estado físico
American Society of Anesthesiologists (ASA)
Anestesiologia
Data de apresentação: 20-Dez-2022
Data de publicação: 21-Ago-2023
Referência: SANTOS, Eurivan Lima. Concordância entre examinadores da escala de estado físico da American Society of Anesthesiologists (ASA) na prática médica no HUB/UNB. 2022. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Anestesiologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Justificativa e objetivos: A comparação da concordância entre as duas avaliações é útil para confirmar o grau de confiabilidade da classificação do estado físico (EF) da ASA e assegurar o seu uso pelos médicos anestesiologistas. A maioria dos estudos trata de casos hipotéticos ou revisão de prontuário. Este visa avaliar, de forma presencial, o paciente no ambulatório e no centro cirúrgico. Objetivo do estudo é caracterizar a concordância e a validade da classificação do EF comparando a consulta no ambulatório de consulta pré-anestésica e a classificação do boletim anestésico em cirurgias eletivas no Hospital Universitário de Brasília (HUB). O objetivo secundário foi avaliar se existe associação na classificação do EF com resultados pós-operatórios em até 30 dias de pós-operatório. Método: Estudo observacional, prospectivo e comparativo comprovado pelo CEP. Foram avaliadas as classificações do EF da ASA na consulta pré-anestésica e no momento do ato cirúrgico, em até 60 dias após a consulta pré-anestésica, do mesmo paciente. Os pacientes foram submetidos à avaliação clínica e classificados por profissionais com experiência – anestesiologistas e residentes. A confiabilidade/reprodutibilidade das avaliações foi medida segundo a correlação intraclasse (ICC) e pelo kappa de Cohen ponderado. Resultados: Aproximadamente 85% (𝑛 = 87) dos indivíduos receberam a mesma classificação do EF no ambulatório pré-anestésico e centro cirúrgico, o ICC foi de 0,79 (IC 95%: 0,70-0,85) e pelo kappa de Cohen ponderado foi de 𝜅 = 0,75 (IC 95%: 0,63-0,87). A especialidade com maior discordância foi a Proctologia. Houve predomínio de pacientes do sexo feminino (69.6%). O desfecho secundário após 30 dias obteve um alto índice de resultados ignorados, quase 30%. Conclusão: No Hospital Universitário de Brasília encontrou-se concordância substancial entre a classificação da ASA realizada por diferentes avaliadores em um mesmo paciente submetido a cirurgia eletiva não cardíaca.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Medicina, Programa de Residência Médica HUB/UnB, Curso de Especialização em Residência Médica - Anestesiologia, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Residência Médica de Anestesiologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.