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dc.contributor.advisorRocha, Eliene Novaes-
dc.contributor.authorSantos, Hélio Rodrigues dos-
dc.identifier.citationSANTOS, Hélio Rodrigues dos. A licenciatura em educação do campo e a formação do professor de Matemática. 2019. 62 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Planaltina - DF, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Planaltina - DF, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho intitulado “A Licenciatura em Educação do Campo e a Formação do Professor de Matemática” tem, como questão central, a atuação prática-pedagógica do professor de matemática. Considerando essa proposta, o nosso objetivo foi verificar, através da pesquisa qualitativa e da aplicação de entrevistas e análises nas salas de aula, como acontece a atuação prática-pedagógica do professor de matemática nas Escolas Municipais Tia Longuinha e Tia Quita, no município de Teresina de Goiás. Além disso, o estudo realizado nesse recorte espacial procurou identificar se as práticas-pedagógicas desenvolvidas nessas escolas estavam em diálogo com a Etnomatemática e com a Educação Matemática Crítica e quais as contribuições da Licenciatura em Educação do Campo na formação do professor de matemática, uma vez que essa formação ofertada pela LEdoC visa à união entre a teoria e a prática, resultando em uma práxis que produz constantemente novas aprendizagens. Os principais instrumentos utilizados para a coleta dos dados foram: entrevistas semiestruturadas, observação da atuação prática do professor de matemática e conversas informais com os professores que atuam na unidade escolar. A pesquisa foi embasada nos estudos de Gil (2011), Lakatos e Marconi (2003) e Silva (2015). De acordo com os dados gerados, constituiu-se que as práticas de ensino de matemática nas escolas Municipais Tia Quita e Tia Longuinha apresentaram-se na perspectiva progressista, utilizando-se da etnomatemática e da matemática da vida. Embora apresentem contradições, foi possível identificar também compreensões tradicionais, pois os fatores limitadores evidenciados pela pesquisa constataram que o Currículo Referência, livro didático, foco apenas avaliações classificatórias e a necessidade de ser conteudista por muitas das vezes limita a prática e que consequentemente contribui para um ensino, deslocado dos problemas do mundo real. Mediante tal observação de forma crítica, evidenciou que a formação inicial, tem contribuído significativamente para formação profissional, pessoal e intelectual. Desta constatação, identificou-se, também, a falta de formação continuada com um olhar para a Educação Matemática, pois entende-se que não cabe ao professor de matemática apenas ensinar fórmulas, mas cabe a ele buscar por uma naturalidade no ensino de matemática, que explore os saberes e fazeres do educando, com um ensino pautado nas indagações e discussões matemáticas que o educando vai construindo ao longo de sua trajetória escolar.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMatemática - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordFormação de professorespt_BR
dc.subject.keywordEtnomatemáticapt_BR
dc.titleA licenciatura em educação do campo e a formação do professor de Matemáticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-08-17T22:41:06Z-
dc.date.available2023-08-17T22:41:06Z-
dc.date.submitted2019-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/35474-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The present work entitled “The Degree in Rural Education and the Formation of the Mathematics Teacher”, has as its central question the practical-pedagogical performance of the mathematics teacher. Considering this proposal, our objective was to verify, through qualitative research, interviews and analyzes in the classrooms, how the practical-pedagogical performance of the math teacher happens in the Municipal Schools Tia Longuinha and Tia Quita, in the municipality of Teresina de Goiás. the study carried out in this spatial framework, sought to identify whether the pedagogical practices developed in these schools were in dialogue with Ethnomathematics and Critical Mathematics Education and what the contributions of the Licenciatura em Educação do Campo in the formation of the mathematics teacher, since this training offered by LEdoC, aims at a union between theory and practice, resulting in a praxis that constantly produces new learning. The main instruments used for data collection were: semi-structured interviews, observation of the mathematics teacher's practical performance and informal conversations with teachers who work in the school unit. The research was based on the studies of Gil (2011), Lakatos and Marconi (2003) and Silva (2015). According to the data generated, it was established that the mathematics teaching practices in the municipal schools Tia Quita and Tia Longuinha were presented in a progressive perspective, using ethnomathematics and mathematics of life. Although they present contradictions, it was also possible to identify traditional understandings, as the limiting factors evidenced by the research found that the Reference Curriculum, textbook, focuses only on classificatory evaluations and the need to be a content writer often limits the practice and that consequently contributes to a teaching, displaced from real-world problems. Through such a critical observation, he showed that initial training has contributed significantly to professional, personal and intellectual training. From this observation, it was also identified the lack of continuing education with a look at Mathematics Education, as it is understood that it is not up to the mathematics teacher to just teach formulas, but it is up to him to look for a natural way in teaching mathematics, that explores the knowledge and practices of the student, with teaching based on mathematical questions and discussions that the student builds along his school trajectory.pt_BR
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Ciências da Natureza



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