Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3540
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_LeonardoMagnodeCarvalhoRebelo.pdf1,74 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Uso da teoria de resposta ao item para análise de instrumentos de avaliação
Autor(es): Rebelo, Leonardo Magno de Carvalho
Orientador(es): Vinha, Luís Gustavo do Amaral
Assunto: Testes de hipóteses estatísticas
Análise fatorial
Teoria de resposta ao item
Data de apresentação: 1-Dez-2011
Data de publicação: 22-Mai-2012
Referência: REBELO, Leonardo Magno de Carvalho. Uso da teoria de resposta ao item para análise de instrumentos de avaliação. 2011. 55 f. Monografia (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O uso da Teoria de Resposta ao Item ganha importância a cada dia, pois o processo de mensuração de variáveis latentes tem sido cada vez mais requisitado e tem se alastrado para diversos ramos da ciência. Neste trabalho foi realizada uma análise de um instrumento de avaliação Escala de Depressão Geriátrica (EDG) e avaliou-se o desempenho dos itens e do teste para propor modificações no instrumento, caso necessário. Após a discussão sobre o modelo mais adequado a ser utilizado, verificou-se a existência de itens problemáticos que provavelmente perturbavam a suposição de unidimensionalidade. Foram propostas exclusões de 5 itens do teste e o instrumento modificado foi ajustado. O instrumento modificado não foi capaz de atestar a unidimensionalidade do teste, porém foram comprovadas melhoras nos índices e parâmetros dos itens restantes e, portanto, uma melhoria na aplicabilidade prática deste instrumento.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2011.
Aparece na Coleção:Estatística



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons