Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35357
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_MariaLuizaCamposDuarte_tcc.pdf760,27 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Financiamento da educação superior no Brasil em contexto de ajuste fiscal : uma análise do período de 2016 a 2021
Autor(es): Duarte, Maria Luiza Campos
Orientador(es): Salvador, Evilásio da Silva
Assunto: Ensino superior
Financiamento estudantil
Data de apresentação: 15-Fev-2023
Data de publicação: 4-Ago-2023
Referência: DUARTE, Maria Luiza Campos. Financiamento da educação superior no Brasil em contexto de ajuste fiscal: uma análise do período de 2016 a 2021. 2023. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O tema deste trabalho diz respeito à relação entre o financiamento da Educação Superior no Brasil e as condições econômicas e sociopolíticas do país em tempos de ajuste fiscal, que implica em corte de recursos das políticas sociais. Nesse sentido, o objeto de pesquisa é o financiamento do ensino superior no Brasil. Em uma apreensão dialética, coerente com o método de Marx, objetivou-se encontrar na Teoria Marxista da Dependência a determinação do Fundo Público e do Orçamento, no contexto de Estado dependente, algumas explicações para a destinação do fundo público ser mínima ao financiamento das políticas sociais, especificamente a política de educação.O procedimento metodológico utilizado foi a revisão bibliográfica na área do Serviço Social acerca da temática, assim como o levantamento e a análise de dados orçamentários obtidos pela ferramenta SIGA Brasil, além de leis, decretos e outras orientações que dizem respeito ao planejamento estatal, a exemplo do PPA de 2020-2023 e a meta nº20 do PNE. Dessa forma, conclui-se que o financiamento do Ensino Superior público e de qualidade encontra barreiras para efetivação, sobretudo em contexto do ultraneoliberalismo, marcado por forte ajuste fiscal de cortes orçamentários nas políticas sociais. A tendência à regulação do Estado aos ditames internacionais revela as características intrínsecas de um país dependente, a partir da TMD, que são a Superexploração da Força de Trabalho e as Trocas Desiguais.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.