Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3534
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_NayaraEllyPaixaodeAzevedo.pdf2,2 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Comprometimento organizacional na Procuradoria Geral da República
Autor(es): Azevedo, Nayara Elly Paixão de
Orientador(es): Neiva, Elaine Rabelo
Assunto: Comprometimento organizacional
Procuradoria Geral da República
Comportamento organizacional
Serviço público - administração de pessoal
Data de apresentação: 23-Nov-2011
Data de publicação: 22-Mai-2012
Referência: AZEVEDO, Nayara Elly Paixão de. Comprometimento organizacional na Procuradoria Geral da República. 2011. 78 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Nos dias atuais, o fator crítico para o sucesso das organizações encontra-se nos diversos comportamentos individuais e coletivos que regem as suas atividades. Portanto, sugere-se atribuir elevada importância ao estudo do comprometimento do funcionário com seu trabalho. Posto isso, a presente pesquisa teve como objetivo identificar o perfil predominante de comprometimento organizacional dos servidores da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) da Procuradoria Geral da República (PGR) e a relação dos três tipos de comprometimento (afetivo, normativo e calculativo) com os dados demográficos e biográficos coletados. Para tanto, foram aplicados 92 questionários com questões fechadas, adotando-se três escalas desenvolvidas e validadas por Siqueira (2008) com o objetivo de mensurar o comprometimento organizacional dos servidores: Escala de Comprometimento Organizacional Afetivo (ECOA), Escala de Comprometimento Organizacional Calculativo (ECOC) e Escala de Comprometimento Organizacional Normativo (ECON). Ao final do questionário, o servidor apresentou seus dados demográficos e biográficos. Os resultados encontrados mostram que os servidores tendem a ser comprometidos afetivamente. Entretanto, observou-se um baixo comprometimento calculativo e normativo, respectivamente. Em relação às comparações entre os dados biográficos e demográficos com os tipos de comprometimento, constatou-se, pelo teste ANOVA, que houve diferença significativa entre homens e mulheres apenas em relação ao comprometimento normativo. Observou-se que a faixa etária de 50 a 60 anos apresentou diferença significativa em relação aos outros grupos etários somente em relação ao comprometimento calculativo, e que os três níveis de escolaridade para os três tipos de comprometimento são iguais estatisticamente. Não houve diferença significativa entre as três tipologias e os tipos de cargo (analistas e técnicos), e entre o tempo de serviço e o comprometimento afetivo e normativo.Tais resultados demonstram como estão comprometidos os servidores da SGP da PGR, necessitando a ampliação da pesquisa para outros setores do órgão assim como para os outros ramos que compõem o Ministério Público Federal, para que se tenha uma visão mais abrangente e precisa acerca do comprometimento desses servidores.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons