Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35263
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_ValentinaDeCarvalhoCalderon_tcc.pdf2,21 MBAdobe PDFver/abrir
Título: As continuidades da ditadura militar : oposição entre a construção da democracia e a realidade das prisões brasileiras de 1987 a 2017
Autor(es): Calderon, Valentina de Carvalho
Orientador(es): Torres, Mateus Gamba
Assunto: Ditadura militar
Sistema penitenciário
Redemocratização (Brasil)
Racismo
Data de apresentação: 8-Fev-2022
Data de publicação: 24-Jul-2023
Referência: CALDERON, Valentina de Carvalho. As continuidades da ditadura militar: oposição entre a construção da democracia e a realidade das prisões brasileiras de 1987 a 2017. 2022. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022
Resumo: Esta pesquisa se inicia no período de redemocratização do Brasil, buscando compreender o legado da Ditadura Militar no sistema carcerário nacional e como, a partir de 1988, a sociedade brasileira presenciou persistências autoritárias e até recrudescimento das políticas penais. Essas continuidades acabam dificultando a percepção de uma transição democrática para os sujeitos que estão privados de liberdade e a realidade dos apenados se torna visível a nós tão somente quando acontecimentos de dentro das prisões transbordam para o nosso cotidiano, sendo os testemunhos de ex-detentos e funcionários que trabalharam em instituições prisionais a nossa forma mais concreta de aproximação para com esse espaço. A partir daí, esse projeto irá analisar o percurso até a corrida presidencial que elegeu Jair Bolsonaro em 2018, que enfatiza declarações sobre encarceramento e promove hostilidades e violência entre os cidadãos brasileiros.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:História



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.