Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3526
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_SuzanaMariadosSantosFaria.pdf642,59 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Aposentadoria : expectativas e conseqüências no comando da aeronáutica em Brasília
Autor(es): Faria, Suzana Maria dos Santos
Orientador(es): Ferreira, Rodrigo Rezende
Assunto: Aeronáutica - aspectos sociais
Aposentadoria
Data de apresentação: 9-Dez-2011
Data de publicação: 18-Mai-2012
Referência: FARIA, Suzana Maria dos Santos. Aposentadoria: expectativas e conseqüências no comando da aeronáutica em Brasília. 2011. 57 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo comparar as expectativas de militares da ativa relacionadas a sua aposentadoria com as conseqüências relatadas pelos militares da reserva do Comando da Aeronáutica em Brasília. A busca pelo trabalho idealizado é uma forma do individuo adquirir sua identidade, tendo, assim, um “lugar” reconhecido na sociedade (divisão social do trabalho). A questão da aposentadoria nas organizações militares apresenta características muito particulares. Diante dos poucos estudos e produções científicas sobre aposentadoria, é importante investigar as expectativas e as conseqüências deste processo sob a ótica do sujeito, sobretudo em organizações burocráticas, pouco abertas à realização de investigações científicas externas. A pesquisa é descritiva, qualitativa, exploratória e empírica. Participaram 20 servidores do comando da aeronáutica em Brasília (10 em processo de aposentadoria e 10 já aposentados). Foram empreendidas entrevistas presenciais semi-estruturadas com o uso de roteiros de condução e questionários com questões abertas. As entrevistas foram realizadas no período de 13 a 23 de outubro de 2011 e tiveram duração média de 30 minutos. Para análise dos dados, foi utilizada técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontam para discrepâncias e convergências entre expectativas e conseqüências da aposentadoria nas seguintes dimensões da vida do indivíduo: familiar, lazer, ciclo de amizades, finanças pessoais, trabalho, política, auto-desenvolvimento e produção artística e bibliográfica. Como recomendação, sugere-se a concepção e implantação de um programa de preparação para aposentadoria na organização estudada.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons