Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35242
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_CamilaTheresaSousa_VictorScatolinCruz_tcc.pdf1,03 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorGomes, Antônio Eduardo-
dc.contributor.authorSousa, Camila Theresa Oliveira Rosa e-
dc.contributor.authorCruz, Victor Scatolin Ferreira-
dc.identifier.citationSOUSA, Camila Theresa Oliveira Rosa e; CRUZ, Victor Scatolin Ferreira. Aplicação da Teoria de Resposta ao Item no Exame Nacional do Ensino Médio. 2017. 38 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Estatística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2017.pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho estudamos a técnica da Teoria de Resposta ao Item (TRI) para quantificar o conhecimento de matemática dos candidatos do Distrito Federal que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2013 e avaliar se os itens estão calibrados. A TRI é um conjunto de modelos estatísticos que têm como finalidade avaliar os traços latentes, e isso é possível porque o elemento principal da TRI é o item. Os modelos têm como base a relação entre a probabilidade de acertar determinado item dado que o candidato tem pro ciência θ. O modelo utilizado nesse trabalho foi o modelo logístico unidimensional de três parâmetros. Estes 3 parâmetros são: discriminação, dificuldade e acerto ao acaso, sendo todos relacionados aos itens. Ao estimar a proficiência dos candidatos foi aplicada a estimação bayesiana marginal utilizando o estimador de máxima verossimilhança marginal. O processo de estimação foi dividido em duas partes. Primeiro foi estimado os parâmetros dos itens e em seguida das proficiências. Feito isso, sucedeu a estimação não paramétrica da curva característica do item aplicando dois testes de adequabilidade de ajuste do modelo: estimador não paramétrico da regressão de Nadaraya-Watson e da regressão Isotônica. O software SAS foi a ferramenta utilizada inicialmente para a análise descritiva, e o software R foi utilizado para a construção da curva característica do item e para cálculos das estimativas de proficiência deste trabalho.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTeoria de resposta ao itempt_BR
dc.subject.keywordRegressão de Nadaraya-Watsonpt_BR
dc.subject.keywordExame Nacional do Ensino Médio (ENEM)pt_BR
dc.titleAplicação da Teoria de Resposta ao Item no Exame Nacional do Ensino Médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-07-21T12:47:05Z-
dc.date.available2023-07-21T12:47:05Z-
dc.date.submitted2017-12-04-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/35242-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Estatística



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.