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Título: Filosofia da Ciência em propostas de ação profissional docente de educação CTS
Autor(es): Costa, Karolaine da Silva
Orientador(es): Machado, Patrícia Fernandes Lootens
Assunto: Ciências - estudo e ensino
Educação com enfoque em Ciência, Tecnologia, Sociedade (CTS)
Data de apresentação: 13-Fev-2022
Data de publicação: 18-Jul-2023
Referência: COSTA, Karolaine da Silva. Filosofia da Ciência em propostas de ação profissional docente de educação CTS. 2022. 59 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Nessa pesquisa, buscamos compreender de que forma a Educação CTS e a Filosofia da Ciência podem se articular em práticas de sala de aula. Para tal, fizemos uma análise bibliográfica das Proposições de Ação Profissional Docente – PAPDs, apêndices das dissertações de mestrado, orientadas pelo Prof. Dr. Wildson Luiz Pereira dos Santos, no âmbito do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências - PPGEC. O Prof. Wildson foi um pesquisador destacado do Instituto de Química da Universidade de Brasília, responsável pelos primeiros estudos em CTS no Ensino de Química. Analisamos as atividades desenvolvidas nas PAPDs, a partir dos textos didático reflexivos; questionário, debates/discussões reflexivas; visitas planejadas, experimentos; pesquisas e seminários. Dentro de cada atividade, buscamos destacar possíveis contribuições relacionados à Filosofia da Ciência e aspectos de Natureza da Ciência. Destacamos como exemplos dos tangenciamentos entre CTS e Filosofia da Ciência observados nas seis PAPDs analisadas: a inserção do contexto da produção do conhecimento científico para compreensão dos conteúdos químicos, que conversam com aspectos da natureza da ciência, buscando romper com o determinismo tecnológico, com a não neutralidade, levantando discussões sobre valores e ética, influência econômica, política, cultural e social. Reconhecemos o potencial das propostas didáticas, mas consideramos a possibilidade da inserção de mais aspectos, em que essas duas áreas estejam em aproximação. Esperamos que com essa análise documental, estejamos contribuindo para reflexões e discussões acerca da presença da Filosofia da Ciência em articulação com propostas de Educação CTS dentro de sala de aula de Ciências.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2022.
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