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Título: Previsão de demanda de peças de reposição da frota de trens do metrô de Brasília
Autor(es): Almeida, Sergio Roberto Josino de
Orientador(es): Neumann, Clóvis
Assunto: Distrito Federal (DF) - transporte público
Previsão de demanda
Data de apresentação: 11-Mai-2022
Data de publicação: 22-Jun-2023
Referência: ALMEIDA, Sergio Roberto Josino de. Previsão de demanda de peças de reposição da frota de trens do metrô de Brasília. 2022. 103 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O objetivo principal deste trabalho é realizar um estudo de caso para identificar, dentre os métodos de previsão de demanda conhecidos, o qual melhor se aplica ao controle de estoques da manutenção do Material Rodante do Metrô de Brasília. Diante disso, considera-se que uma previsão de demanda eficaz é um dos fatores mais desejados e um diferencial na gestão de estoque de uma empresa, independentemente de seu ramo atuação. Quando se trata de sistemas complexos e que sofrem com grandes variações nas quantidades de insumos necessários para realização de suas tarefas, isso se torna algo ainda mais relevante. Tendo isso em vista, existem muitos métodos para realizar essas previsões, porém a questão é identificar qual o método mais assertivo para auxiliar na gestão de estoques da empresa estudada. Para verificar qual o método mais eficaz nas previsões de demanda, confrontam-se quatro métodos clássicos: média móvel simples, ajuste exponencial simples, método de Croston e Syntentos-Boylan Approximation (SBA). Por conseguinte, verifica-se por meio da execução e comparação entre os erros, qual método se ajusta de forma mais adequada ao ambiente estudado, a fim de realizar essa análise levam-se em consideração as características de suas demandas e suas discrepâncias compreendidos em um período de cinco anos. No estudo é possível verificar que o método mais assertivo para o forecast varia em função do tipo de demanda do item estudado, o qual pode ser descrito como regular, intermitente, errático e lumpy. Por fim, foi observado que para prever demandas mais uniformes, as regulares, um método simples, como a média móvel, é superior; entretanto, demandas com maiores variações, as erráticas, são mais bem interpretadas por métodos que possuem suavização como o SBA. Ressalta-se ainda que mesmo após a escolha do método é necessário que a demanda seja constantemente estudada para a obtenção de resultados significativos com a finalidade de auxiliar a manutenção dos trens da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal.
Abstract: The main objective on this paper is to realize a case study and identify between known demand forecasting methods which one is the best suited to assist the Brasília’s subway rolling stock maintenance storage management. Considering that an effective demand forecasting is one of the most desired factors and a differential in inventory management, regardless of which branch to act. When dealing with complex systems that suffer from large variations in the amounts of inputs needed to perform their tasks, that issue becomes even more important. There are many methods to make those predictions, but the main question is how to choose which method is the most assertive one to assist the studied company in the stock control. To verify which method is the most effective one for applying these forecasts, four classic methods: simple moving average, simple exponential smoothing, Croston forecasting method and Syntentos-Boylan Approximation (SBA) are confronted. Verifying by executing and comparing which one results closer to reality, considering characteristics of their demands and their discrepancies. Using data from a five-year period to define which method best portrays its scenario. The study shows that the most assertive method for forecasting varies depending on the studied item demand type, which can be classified between regular, intermittent, erratic and lumpy. At last, it was observed that simple methods, such as the moving average, had better results to predict uniform, regular demands; however, demands with greater variations, erratic in the case, are better interpreted by smoothing methods such as SBA. It’s important to emphasize that regardless of the chosen method, it is important that the item’s demand continues to be studied constantly in order to obtain better results for the undercarriage maintenance of Companhia do Metropolitano do Distrito Federal.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2022.
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