Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35094
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_MatheusNerisRomeiro_tcc.pdf2,45 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Impacto do déficit da capacidade de atendimento da demanda no lucro da empresa : um diagnóstico em uma companhia de GLP
Autor(es): Romeiro, Matheus Neris
Orientador(es): Oliveira, Edgard Costa
Assunto: Logística empresarial
Roteirização (Logística)
Data de apresentação: 4-Mai-2022
Data de publicação: 21-Jun-2023
Referência: ROMEIRO, Matheus Neris. Impacto do déficit da capacidade de atendimento da demanda no lucro da empresa: um diagnóstico em uma companhia de GLP. 2022. 48 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O objetivo geral deste estudo foi analisar se o déficit na capacidade de atender a demanda por parte do setor logístico, evidenciado empiricamente, em uma empresa distribuidora de GLP a granel, gerado pela falta de investimento alinhado a outros fatores, tem um impacto negativo sobre o lucro. Avaliar este tipo de relação é importante para direcionar a estratégia da empresa e a alocação dos recursos da forma que possa trazer os melhores resultados no longo prazo. As análises foram feitas através de entrevistas com os colaboradores, coleta de dados e acompanhamento dos indicadores mais pertinentes. Como resultado, constatou-se a existência de indícios que apontam que o déficit na capacidade de atendimento da área logística impacta negativamente no lucro da empresa. Além disso, como proposta de melhoria, sugeriuse a implementação de um software de roteirização robusto (Road Show), desenvolveu-se um painel com os casos de tentativas de abastecimentos mal sucedidos gerando custo extra, identificando os principais ofensores para que as lideranças possam montar uma estratégia de melhoria, e por fim, desenvolveu-se um painel com o resultado comercial que inclui um simulador do lucro esperado com possíveis variações de cenários.
Abstract: The general objective of this study was to analyze whether the deficit in the capacity to meet the demand by the logistics sector, empirically evidenced, in a bulk LPG distribution company, generated by the lack of investment lined up with other factors, has a negative impact on the profit. Evaluating this type of relationship is important to direct the company's strategy and the allocation of resources in a way that can bring the best results in the long term. The analyzes were carried out through interviews with employees, data collection and monitoring of the most relevant indicators. As a result, it was found that there are indications that show that the deficit in the service capacity of the logistics area has a negative impact on the company's profit. In addition, as an improvement proposal, it was suggested the implementation of a robust routing software (Road Show), a panel was developed with cases of unsuccessful supply attempts generating extra cost, identifying the main offenders so that the leaders can assemble an improvement strategy, and finally, a panel was developed with the commercial result that includes a simulator of the expected profit with possible variations of scenarios.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia de Produção



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.