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dc.contributor.advisorRibeiro, Laiane Medeiros-
dc.contributor.authorCrisóstomo, Álex Mendes-
dc.identifier.citationCRISÓSTOMO, Álex Mendes. Ganhos percebidos pelos profissionais médicos e da equipe de enfermagem intra-hospitalares após submetidos a treinamento com simulação abordando emergências pediátricas. 2019. 29 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Enfermagem) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2019.pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: Um tratamento efetivo e seguro para o paciente pediátrico grave requer profissionais bem treinados e com um conjunto de habilidades clinicas que permitam o reconhecimento e estabilização precoce de eventos emergenciais, favorecendo assim, um bom prognostico para o paciente. As emergências pediátricas como a parada cardiopulmonar (RCP), são infrequentes e difíceis de se antecipar, isso somado ao fato de que existe uma escassez de estudos que abordem o manejo de tais eventos subsidia um diminuto fomento teorico-prático ao profissional, o que confere uma inabilidade no manejo do evento convergindo a baixa qualidade no serviço e um consequente mau prognostico ao paciente. Atualmente a reanimação cardiopulmonar (RCP) oferecida pelos profissionais de saúde, inclusive de unidades de emergência pediátricas, é frequentemente inadequadas e em desacordo com os protocolos pré estabelecidos, essa deficiência no manejo dos eventos críticos pediátricos pode ser associada à uma baixa exposição dos profissionais e estudantes às emergências em pediatria, culminando em impactos negativos em seus desfechos. Uma estratégia para resolução da deficiência no manejo clinico de tais eventos seria o treinamento baseado em simulação, visto que este imita a vida real promovendo uma experiência muito próxima da realidade sendo consistentemente associada à grandes efeitos sobre a retenção de conhecimento, habilidades, confiança e ainda moderado efeito nos desfechos relatados por pacientes. Tendo em vista a introdução de metodologias ativas , como a utilização de cenários simulados, como uma importante ferramenta para o fomento do conhecimento e habilidades, o objetivo desse estudo é analisar na literatura os ganhos percebidos pelos profissionais após submetidos à simulação abordando emergências pediátricas. Descrição metodológica: Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica do tipo revisão integrativa. A pesquisa foi realizada de dezembro de 2018 à fevereiro 2019, utilizando as ferramentas de busca nas seguintes bases de dados: HBSCO HOST, PUBMED, SCOPUS e WEB of SCIENCE. Os descritores utilizados foram elencados à questão norteadora e considerando como termos delimitadores AND – para combinação restritiva – e OR – para combinação aditiva. Após a pesquisa foram encontrados 282 estudos, que foram submetidos a retiradas das duplicatas e leitura exaustiva de resumos e a integra dos textos. 12 estudos foram selecionados por se apresentaram em concordância com os critérios de inclusão e exclusão. Resultados: Os principais ganhos percebidos pelos profissionais após serem submetidos a simulação realística foram: aumento na retenção e aquisição de conhecimento; incremento da habilidade técnica; aumento do conforto com a performance; melhora do trabalho de equipe; aumento na confiança; aumento na segurança; melhora na comunicação; tomadas de decisão mais seguras e assertivas e melhora no desempenho como líder. Discussão: A simulação realística como metodologia de ensino foi caracterizada como um método de aprendizagem válido pelos participantes, conferindo ganhos como melhora das habilidades clínicas, aquisição/retenção de conhecimento, confiança conforto e comunicação mais eficaz e segura. Conclusão: Após a analise dos estudos foi evidenciado que a simulação realística está intimamente correlacionado com a melhora de habilidades teorico-praticas dos profissionais de saúde, se configurando como uma importante estratégia para a melhoria do manejo de emergências pediátricas, convergindo para um reconhecimento e estabilização precoce dos eventos emergenciais em pediatria e se constituindo como um método de ensino válido para o estabelecimento de um tratamento efetivo e seguro para o paciente grave.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordSimulação clínicapt_BR
dc.subject.keywordEnfermagem pediátricapt_BR
dc.subject.keywordEnfermeiros - formaçãopt_BR
dc.titleGanhos percebidos pelos profissionais médicos e da equipe de enfermagem intra-hospitalares após submetidos a treinamento com simulação abordando emergências pediátricaspt_BR
dc.title.alternativeGains perceived by in-hospital medical and the nursing team professionals after submitted to simulation based-training addressing pediatric emergenciespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-06-19T20:00:56Z-
dc.date.available2023-06-19T20:00:56Z-
dc.date.submitted2019-07-01-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/35068-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
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