Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35042
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_CarlaSousaSilva_tcc.pdf554,2 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estratégias de acompanhamento lideradas por enfermeiros à pacientes com câncer de cabeça e pescoço submetidos à radioterapia : revisão integrativa
Autor(es): Silva, Carla Sousa
Orientador(es): Ferreira, Elaine Barros
Assunto: Neoplasias
Cabeça - câncer
Pescoço - câncer
Enfermagem - prática
Radioterapia
Revisão integrativa
Data de apresentação: 2023
Data de publicação: 15-Jun-2023
Referência: SILVA, Carla Sousa. Estratégias de acompanhamento lideradas por enfermeiros à pacientes com câncer de cabeça e pescoço submetidos à radioterapia: revisão integrativa. 2022. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Atenção à Saúde Oncológica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Introdução: A radioterapia figura entre as principais modalidades de tratamento para o câncer de cabeça e pescoço. Aspectos relacionados à doença e às radiotoxicidades decorrentes do tratamento podem interferir na qualidade de vida desses pacientes e até mesmo na continuidade do seu tratamento. Estratégias de acompanhamento lideradas por enfermeiros têm se mostrado uma eficiente ferramenta, por permitir a entrega de informações personalizadas aos pacientes, contribuindo no acompanhamento de pacientes com câncer. Objetivo: sintetizar as estratégias lideradas por enfermeiros voltadas aos pacientes com câncer de cabeça e pescoço submetidos à radioterapia. Método: Revisão integrativa conduzida nas bases de dados CINAHL, COCHRANE, EMBASE, LILACS, PUBMED, SCOPUS e Web of Science. Adicionalmente, foram realizadas buscas na literatura cinzenta por meio do Google scholar. Os estudos incluídos foram sintetizados de forma descritiva. Resultados: Foram incluídos 13 estudos, os quais descreveram diferentes tipos de estratégias de acompanhamento lideradas por enfermeiros: consulta de enfermagem, programa de vigilância nutricional, pontuação eletrônica de toxicidades, triagem via telefone, abordagem centrada na pessoa em entrevistas de enfermagem, clínica liderada por enfermeiros, programa para cessação do tabagismo, práticas avançadas em enfermagem/programas de navegação e construção de livreto educativo. Conclusão: Os resultados encontrados evidenciaram que as estratégias de acompanhamento lideradas por enfermeiros para pacientes com câncer de cabeça e pescoço durante a radioterapia são de suma relevância, tendo em vista que as diferentes estratégias mostraram potencial para o manejo de sinais e sintomas, melhora da funcionalidade corporal, incentivo ao abandono do tabaco, autonomia do paciente, proporcionando melhora da qualidade de vida.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Residência Multiprofissional HUB/UnB, Curso de Especialização em Atenção à Saúde Oncológica - Enfermagem, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Atenção à Saúde Oncológica - Enfermagem



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.