Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3504
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_RodolfoSalesParente.pdf685,29 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O impacto de ações de treinamento no trabalho e na mudança organizacional : um estudo de caso aplicado a uma microempresa no ramo de representação comercial
Autor(es): Parente, Rodolfo Sales
Orientador(es): Neiva, Elaine Rabelo
Assunto: Treinamento profissional
Desenvolvimento organizacional
Pessoal - avaliação
Data de apresentação: 23-Nov-2011
Data de publicação: 15-Mai-2012
Referência: PARENTE, Rodolfo Sales. O impacto de ações de treinamento no trabalho e na mudança organizacional: um estudo de caso aplicado a uma microempresa no ramo de representação comercial. 2011. 50 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Este estudo objetivou verificar os efeitos de uma ação de treinamento de vendas de uma empresa de pequeno porte do mercado de representação comercial, no nível individual e a contribuição dessas ações para uma mudança no nível organizacional. Foi realizada uma revisão bibliográfica que contemplou os temas Treinamento Desenvolvimento e Educação, destacando os conceitos de Treinamento, e Mudança Organizacional, seus tipos e suas possíveis correlações com ações de aprendizagem e a importância da avaliação de treinamentos, apresentando modelos desenvolvidos por estudiosos da área. A pesquisa teve caráter descritivo e correlacional e utilizou o método do tipo survey, usando questionários para mensurar o impacto do treinamento no trabalho, a percepção de mudança organizacional e a percepção de mudança organizacional atribuída a ações educacionais. Os questionários foram distribuídos aos participantes do curso Técnicas de Vendas em Atacado, suas respostas foram tabuladas e analisadas descritivamente e correlacionalmente. Os resultados mostraram que os participantes do curso perceberam impacto positivo do treinamento no trabalho e também perceberam mudanças organizacionais, mas essas mudanças não apresentaram correlação com a ação educacional.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons