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Título: Importância e possibilidades da educação ambiental na educação infantil
Autor(es): Santos, Vitória Bárbara Leite dos
Orientador(es): Barbosa, Etienne Baldez Louzada
Assunto: Educação ambiental
Educação de crianças
Horta escolar
Data de apresentação: 19-Set-2022
Data de publicação: 2-Jun-2023
Referência: SANTOS, Vitória Bárbara Leite dos. Importância e possibilidades da educação ambiental na educação infantil. 2022. 37 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A temática da educação ambiental constitui o foco deste artigo monográfico embasado em uma proposta pedagógica. No campo teórico, fundamentou-se o processo histórico da educação ambiental aplicado na educação infantil e a concepção acerca da aprendizagem no currículo da primeira etapa, que serviram de reflexão para desenvolver essa temática. Investigar a importância de se desenvolvera educação ambiental na educação infantil também foi o objetivo da presente pesquisa, para isso, uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo foi realizada. O estudo apresentou possibilidades para trabalhar a educação ambiental na educação infantil, a fim de prover atitudes e valores nas crianças no que diz respeito ao meio ambiente. A partir de análises que orientem as práticas com as crianças na educação infantil atentando-se para as questões ambientais, relacionando estudos e voltados para a área da educação infantil e prática com a educação ambiental. Desenvolvendo uma do meio ambiente na infância. Nesse sentido, foi possível identificar a especificidade do trabalho com as crianças na primeira etapa, por meio das leituras de trabalhos científicos, além de indicar uma possibilidade, entre muitas outras, de organização da prática tendo como base a questão ambiental.
Abstract: The theme of the ambiental education is the focus of this monographic article based on a pedagogical proposal. In the theoretical field, it was based on the historical process of environmental education applied to early childhood education and the conception about learning in the curriculum of the first stage, which served as reflection for the development of this theme. To investigate the importance of developing environmental education in early childhood education was also the goal of this research, for which qualitative bibliographic research was carried out. The Pedagogical Policy Project, the Laws of Directives and Bases of national education No. 9.394 and the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education (BRASIL, 2009) were guiding documents to complement the collection of information regarding environmental education. The study presented possibilities for working on environmental education in early childhood education, in order to provide attitudes and values in children regarding the environment, developing environmental awareness through teaching resources, practices performed in educational institutions, which promote the learning process regarding the responsibilities of each individual with the environment. The proposal of the article is also to highlight the work with the vegetable garden as a means of sustainability, in addition to its maintenance and what it contributes to the learning process, since the garden enables the contact between children and the environment. In this sense, it was possible to identify the specificity of the work with children in the first stage, through the readings of scientific papers, in addition to indicating one possibility, among many others, of organizing the practice based on the environmental issue.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.
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