Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3502
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MilenaMilhomemAlves.pdf788,3 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Cultura organizacional : identificação de fatores facilitadores e dificultadores à implementação da gestão do desempenho no Ministério da Cultura
Autor(es): Alves, Milena Milhomem
Orientador(es): Coelho Junior, Francisco Antonio
Assunto: Cultura organizacional
Serviço público
Pessoal - avaliação
Data de apresentação: 6-Dez-2011
Data de publicação: 15-Mai-2012
Referência: ALVES, Milena Milhomem. Cultura organizacional: identificação de fatores facilitadores e dificultadores à implementação da gestão do desempenho no Ministério da Cultura. 2011. 89 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente estudo buscou verificar, empiricamente, a percepção dos servidores do Ministério da Cultura acerca da gestão do desempenho, que se encontra em fase de implementação no Órgão, propondo-se, a partir disso, identificar quais fatores da cultura organizacional facilitam ou dificultam a implementação da ferramenta na organização. Utilizou-se uma abordagem metodológica quali-quantitativa. A coleta de dados efetivou-se por meio da realização de entrevistas semi-estruturadas e aplicação de questionário elaborado para esse fim, junto aos servidores efetivos com lotação em Brasília. A pesquisa foi realizada com a participação de 148 participantes. Os dados foram analisados por meio do programa SPSS (Statistical Package for the Social Science – Pacote Estatístico para Ciências Sociais), versão 17.0. Como principais resultados, fatores da cultura que dificultam a implementação da GD referem-se à estrutura remuneratória adotada no Órgão, à inexistência de treinamento dos avaliadores, à inexistência de planejamento estratégico e à elevada rotatividade de dirigentes. Identificou-se, ainda, que a estrutura organizacional é departamentalizada e há falta de pessoal para realização das demandas que o Órgão possui. Quanto aos fatores facilitadores identificados, observou-se que há crença compartilhada entre os servidores de que implementar a gestão do desempenho é importante para o Órgão e que a realização de visitas diretas às áreas é importante para o envolvimento dos servidores no processo. Assim, este estudo contribuiu para o conhecimento de fatores que podem dificultar ou facilitar a implementação da gestão do desempenho no Ministério da Cultura. Como limitações, verificou-se que a pesquisa não abrangeu todos os servidores efetivos. Sugere-se, para estudos futuros a análise das crenças e valores compartilhados pelos servidores de cada subcultura existente no Órgão, a fim de se obter uma implementação efetiva da gestão do desempenho.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons