Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3498
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_FilipeGuimaraesGomesdaCunha.pdf879,44 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Como gestores de pequenas empresas distribuem o tempo nas atividades de gestão
Autor(es): Cunha, Filipe Guimarães Gomes da
Orientador(es): Medeiros, Janann Joslin
Assunto: Administração de empresas
Gerentes
Pequenas e médias empresas
Data de apresentação: 23-Nov-2011
Data de publicação: 14-Mai-2012
Referência: CUNHA, Filipe Guimarães Gomes da. Como gestores de pequenas empresas distribuem o tempo nas atividades de gestão. 2011. 64 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A gestão nas empresas não pode ser tratada como um compilado padronizado de atividades e ferramentas que se aplicam a qualquer organização. Cada empresa exige um tipo de gestão e a pessoa responsável por essa adaptação e implementação é o gestor, que assume a função de levar as corporações ao sucesso. O presente estudo analisou, durante o período de uma semana, como cinco gestores de pequenas empresas do Distrito Federal distribuíram seu tempo nas atividades de gestão a partir de um modelo de Gestão proposto por Mintzberg (2010), e analisou quantas das atividades realizadas se configuravam como planejamento deliberado do gestor ou requisitadas por terceiros. Como resultado, conclui-se que os gestores de pequenas empresas dedicam grande parte de seu tempo às atividades operacionais e a categoria de atividades que menos se dedicam são as atividades referentes à liderança. E por se dedicar tanto à operação, pequena parte das atividades realizadas se configura como interrupções ao planejamento do gestor. As limitações do presente do estudo referem-se à análise de poucos gestores não podendo fazer conclusões gerais a respeito do comportamento deste tipo de profissional.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons