Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34979
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_MarinaParadaHaddadDeOliveira_tcc.pdf1,13 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação ambiental e resíduos sólidos : o que os membros do Comitê Brasília Recicla compreendem sobre obsolescência programada
Autor(es): Oliveira, Marina Parada Haddad de
Orientador(es): Layrargues, Philippe Pomier
Coorientador(es): Pereira, Cláudio Henrique
Assunto: Obsolescência programada
Reciclagem
Resíduos sólidos
Logística reversa
Data de apresentação: 28-Abr-2022
Data de publicação: 30-Mai-2023
Referência: OLIVEIRA, Marina Parada Haddad de. Educação ambiental e resíduos sólidos: o que os membros do Comitê Brasília Recicla compreendem sobre obsolescência programada. 2022. 71 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A partir de um cenário de supervalorização do crescimento econômico mediante a qualquer custo, e como uma das consequências da Crise de 29, dos Estados Unidos, a Obsolescência Programada foi criada com o intuito de restaurar e incentivar a economia mundial, à medida que propagava e mantinha o aumento do consumismo, por meio do encurtamento da vida útil dos bens de consumo. Dito isso, a forma de produção industrial que se propagou no período em questão, que se difundiu nos ‘anos dourados do capitalismo’, e que permeia até hoje, vai no sentido contrário à sustentabilidade, uma vez que corrobora com a geração de resíduos de forma exagerada e também com a ideologia do consumismo acelerado. Dessa forma, os modelos de produção e consumo adotados fizeram com que a questão dos resíduos sólidos se tornasse um problema mundial que precisava de soluções. Assim sendo, as práticas de logística reversa, que visam, de maneira geral, a reinserção dos materiais da cadeia produtiva e/ou a destinação ambientalmente correta destes, começaram a ser disseminadas globalmente. Entretanto, essas práticas, e principalmente a reciclagem, foram tomadas como soluções ideais e acabaram convencendo a sociedade como um todo de que a problemática estava sendo enfrentada e superada, mesmo com a permanência do ritmo acelerado da produção capitalista e a cultura do consumo repetitivo que continuam a gerar desperdícios numerosos. Diante disso, o presente trabalho tem o intuito de questionar a supervalorização da reciclagem e a ausência de enfoque na prática da obsolescência programada frente à problemática dos resíduos sólidos, tanto nas políticas públicas, como no setor educacional. A pesquisa será realizada através da análise sobre a compreensão dos participantes do Comitê Brasília Recicla acerca da questão da Obsolescência Programada, instituído pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e que tem o objetivo de promover a Educação Ambiental voltada à reciclagem no Distrito Federal.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Ambiental



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.