Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34903
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_ArtemiRibeiroRuela_tcc.pdf2,88 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSilva, Daniela Barros Pontes e-
dc.contributor.authorRuela, Artemi Ribeiro-
dc.identifier.citationRUELA, Artemi Ribeiro. Escrevivências e reflexões acerca do racismo e da educação antirracista: invisibilidade e desigualdade social desde a educação infantil. 2023. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO artigo apresenta, a partir da escrevivência elaborada por Conceição Evaristo, uma reflexão acerca do racismo e dos caminhos para uma educação antirracista, desde a Educação Infantil. A partir da minha trajetória escolar enquanto criança negra - mulher negra, teço um diálogo entre experiências vividas e a teoria especializada. Com autoras e autores como Sueli Carneiro, bell hooks, Sílvio Almeida, Mariléa de Almeida, Grada Kilomba entre outras, procuro sentir e refletir sobre os impactos do racismo na minha trajetória, buscando encontrar caminhos que fizeram e fariam diferença nos atravessamentos do racismo na vida e na vida escolar de crianças negras, da Educação Infantil ao percurso de graduação em Pedagogia, esperançando por uma outra educação desde a minha prática. O artigo tem como fio organizador o racismo, a invisibilidade, as desigualdades sociais e a educação.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação - aspectos sociaispt_BR
dc.subject.keywordRacismopt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.titleEscrevivências e reflexões acerca do racismo e da educação antirracista : invisibilidade e desigualdade social desde a educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-05-23T14:47:53Z-
dc.date.available2023-05-23T14:47:53Z-
dc.date.submitted2023-02-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/34903-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The article presents, based on Conceição Evaristo's concept of “writexisting' (escrevivência), a reflection about racism and the paths to an anti-racist education, from Childhood Education. Based on my school trajectory as a black child - black woman, I weave a dialog between lived experiences and specialized theory. With authors like Sueli Cameiro, bell hooks, Silvio AAlmeida, Marilêa de Almeida, Grada Kilomba among others, 1 try to feel and reflect about the impacts of racism in my trajectory, trying to find paths that made and would make a difference in the crossing of racism in the life and school life of black children, from Early Childhood Education to my Pedagogy graduation, aiming for another education. The article has as its organizing thread racism, invisibility, social inequalities, and education.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.