Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34896
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_AndreEstevamCostaOliveira_tcc.pdf3,2 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Detecção e segmentação de edificações utilizando a arquitetura Mask R-CNN na confecção de mapas de uso e cobertura do solo
Autor(es): Oliveira, André Estevam Costa
Orientador(es): Almeida, Wagner Santos de
Assunto: Sensoriamento remoto
Aprendizado de máquina
Solo - uso
Data de apresentação: 2-Mai-2022
Data de publicação: 23-Mai-2023
Referência: OLIVEIRA, André Estevam Costa. Detecção e segmentação de edificações utilizando a arquitetura Mask R-CNN na confecção de mapas de uso e cobertura do solo. 2022. 48 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Acompanhando o crescimento populacional e o desenvolvimento humano as dinâmicas da relação entre o homem e seu meio se tornam cada vez mais complexas, exigindo técnicas e metodologias capazes de reproduzir a realidade fiel e eficientemente. Mapas de Uso e Cobertura do Solo são importantes recursos para instrumentos de manutenção do espaço físico, não só sobre a perspectiva ambiental, mas também de forma pública e social, englobando desde o saneamento básico à vulnerabilidade ambiental por meio de pesquisas, políticas públicas e levantamentos técnicos. O Sensoriamento Remoto, campo no qual se aborda tal assunto, conta com a evolução de sensores de imageamento, dispositivos de localização, transmissores de longo alcance entre outros instrumentos, assim como a rápida escalada do poder de processamento de computadores, permitindo a integração e desenvolvimento de novas tecnologias, as quais também permeiam outros campos do conhecimento como o da Visão Computacional. O campo da Visão Computacional se dedica a estruturação de sistemas visuais artificiais capazes de interpretar e compor entendimentos complexos a respeito do mundo real, demonstrando resultados promissores principalmente devido à área do Aprendizado de Máquina. Intrinsecamente relacionados, os campos da Visão Computacional e Aprendizado de Máquina vêm ganhando bastante atenção devido ao sucesso relativamente recente em tarefas complexas, como a detecção de objetos em imagens, tarefa a qual a arquitetura Mask R-CNN demonstra resultados promissores. Portanto, buscando o refinamento da confecção de Mapas de Uso e Cobertura do Solo, este trabalho busca o desenvolvimento de um modelo de arquitetura Mask R-CNN para a detecção de edificações em imagens, por fim integrando-o com um ambiente computacional de Sistemas de Informação Geográfica.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Ambiental



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.