Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3489
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_FelipeOrsettiPrado.pdf892,2 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Gestão por processos : um estudo de caso sobre a sua eficácia na gestão da arrecadação na Agência Nacional de Energia Elétrica
Autor(es): Prado, Felipe Orsetti
Orientador(es): Souza, Fábio Jacinto Barreto de
Assunto: Gestão de processos
Administração pública
Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL)
Data de apresentação: 23-Nov-2011
Data de publicação: 14-Mai-2012
Referência: PRADO, Felipe Orsetti. Gestão por processos: um estudo de caso sobre a sua eficácia na gestão da arrecadação na Agência Nacional de Energia Elétrica. 2011. 78 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Tendo por base a necessidade de desenvolvimento e adaptação de modernas tecnologias de gestão à administração pública, este trabalho buscou verificar a eficácia do modelo de gestão por processos implementado na Agência Nacional de Energia Elétrica. Objetivou-se também descrever e analisar o modelo em foco a fim de verificar acertos, erros e oportunidades na gestão atual. Para tanto, aplicou-se um diagnóstico qualitativo em um grupo específico de processos de suporte da organização. O diagnóstico utilizado solicita ao responsável pelos processos em estudo que aponte problemas relacionados aos seguintes temas: interface, superposição, complexidade, condicionantes legais, pessoas, sistemas, recursos materiais e financeiros. Após o preenchimento do respondente, o diagnóstico realizado foi comparado com o realizado em 2007 e submetido à análise. Os resultados demonstraram que a gestão por processos foi eficaz na resolução dos problemas diagnosticados anteriormente. Entretanto, o estudo também apontou a necessidade de diagnósticos quantitativos e a criação de indicadores objetivos de desempenho a fim de estabelecer melhorias constantes e precisas nos processos organizacionais.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons