Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34867
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_LucasAlexsandroRodriguesPinheiro_tcc.pdf639,79 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Transparência pública : um estudo de caso do Painel da Transparência e Prestação de Contas do Ministério da Justiça e Segurança Pública
Autor(es): Pinheiro, Lucas Alexsandro Rodrigues
Orientador(es): Silva, Suylan de Almeida Midlej e
Assunto: Transparência pública
Prestação de contas
Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP)
Contas públicas
Data de apresentação: 2023
Data de publicação: 20-Mai-2023
Referência: PINHEIRO, Lucas Alexsandro Rodrigues. Transparência pública: um estudo de caso do Painel da Transparência e Prestação de Contas do Ministério da Justiça e Segurança Pública. 2023. 52 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral compreender de que forma o Painel de Transparência e Prestação de Contas do Ministério da Justiça e Segurança Pública tem contribuído para a transparência pública. Também buscou entender o seu funcionamento, o perfil de seus usuários e como é feito o seu processo de gestão. Os dados foram coletados a partir de pesquisas bibliográfica, documental, observação e entrevistas na Subsecretaria de Planejamento e Orçamento – SPO, do Ministério. A pesquisa de campo, para aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no levantamento documental, foi realizada por meio de observação sobre a gestão do painel e entrevistas com servidores. Transparência pública, prestação de contas e a ferramenta dashboard foram o tema central para embasamento desse trabalho. Os resultados demonstram como é dividido o painel, sua consonância com a Instrução Normativa-TCU no 84, de 22 de abril de 2022, e a análise de gradação da prestação de contas, principalmente, por meio do histórico do Painel, e suas limitações, como a falta da capacidade de coleta de perfis de usuários, pouca divulgação, e deficiência no funcionamento e atualização das bases de dados abertos do instrumento O relatório traz algumas sugestões, a fim de aprimorar o acesso aos dados abertos e a divulgação do instrumento ao cidadão.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.