Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3484
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_CaioRicelydeAraujoSantos.pdf421,04 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A dinâmica prazer-sofrimento no trabalho de servidores de uma organização pública do Poder Executivo Federal
Autor(es): Santos, Caio Ricely de Araújo
Orientador(es): Siqueira, Marcus Vinícius Soares
Assunto: Organização do trabalho
Psicodinâmica do trabalho
Satisfação no trabalho
Servidores públicos
Data de apresentação: 6-Dez-2011
Data de publicação: 11-Mai-2012
Referência: SANTOS, Caio Ricely de Araújo. A dinâmica prazer-sofrimento no trabalho de servidores de uma organização pública do Poder Executivo Federal. 2011. 57 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar as vivências de prazer-sofrimento que servidores públicos de uma organização pública do poder executivo federal experimentam no trabalho à luz da gestão contemporânea, a partir do referencial teórico da psicodinâmica do trabalho. Utilizou-se o método qualitativo para a coleta, análise e o tratamento dos dados, com base em entrevistas individuais semi-estruturadas. Os participantes da pesquisa são servidores públicos com vínculo com a organização a pelo menos um ano. A seleção dos participantes foi por conveniência. Foram realizadas sete entrevistas, e o instrumento utilizado foi um roteiro de entrevista. As entrevistas depois de transcritas foram analisadas pela técnica da ANS- Análise dos núcleos de sentido. Três núcleos de sentidos foram gerados, constatando que na dinâmica prazer-sofrimento existente na organização, há o predomínio de vivências de sofrimento causado pela frustração com o trabalho e pelo não reconhecimento do trabalho. Evidencia-se das falas dos trabalhadores que o reconhecimento profissional e salarial é importante para a satisfação e prazer no trabalho.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons