Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34818
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_RuanChrisleyMatosDosSantoa_tcc.pdf1,45 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Mediação docente na Educação Física escolar : estudo de caso de aluno usuário de drogas com relações familiares aflitivas
Autor(es): Santos, Ruan Chrisley Matos dos
Orientador(es): Rezende, Alexandre Luiz Gonçalves de
Assunto: Flexibilização educacional
Mediação pedagógica
Álcool
Drogas
Família
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Data de apresentação: 23-Fev-2023
Data de publicação: 18-Mai-2023
Referência: SANTOS, Ruan Chrisley Matos dos. Mediação docente na Educação Física escolar: estudo de caso de aluno usuário de drogas com relações familiares aflitivas. 2023. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este estudo faz parte da linha de pesquisa e extensão sobre a flexibilização educacional em educação física e esporte, desenvolvida por membros grupo de pesquisa do Núcleo de Esporte da Faculdade de Educação Física da UnB. O grupo de pesquisa citado tem como objetivo produzir e compartilhar literatura científica capaz de auxiliar professores e mediadores no processo eficaz de ensino- aprendizagem de forma individualizada, considerando as especificidades de cada situação educativa. Para tal propósito, não avaliamos o resultado da atividade proposta, mas, o processo de interação entre professor e alunos. O estudo foi realizado em duas aulas de educação física onde o tema destas foi o voleibol. O local das aulas foi em uma escola que oferece a modalidade de Ensino de Jovens e Adultos (EJA) na Ceilândia. O EJA é uma modalidade de ensino criada pelo governo com a intenção de democratizar o ensino da rede pública do Brasil e é destinada a jovens e adultos que não tiveram acesso a educação na idade apropriada ou que por algum motivo não concluíram os níveis da Educação Básica e desejam iniciar ou retomar os estudos. Durante a aula prática, um aluno demonstrou resistência a participação da aula por não se sentir à vontade em grupo. Outro aluno assumiu o papel de líder e fez com que o colega participasse da aula. Durante a aula, o aluno demonstrou evoluções motoras, cognitivas e sociais ao participar do jogo e obter dicas dos colegas. A turma demonstra autonomia ao traçar estratégias de jogo e conseguem desempenhar o jogo proposto com êxito. O aluno em destaque no estudo alegou ser usuário de álcool e drogas e ter uma péssima relação familiar. Após a demonstração de afetividade de um colega, o aluno participa da aula mostrando a importância dos professores utilizarem este recurso nas aulas, fomentando a interação social entre os alunos. Para realizar um ensino eficaz e individualizado, o professor deve analisar o cenário onde o aluno está inserido e levar em consideração suas manifestações no ambiente escolar.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.