Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34796
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_DanielLimaBraga_tcc.pdf4,66 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo teórico utilizando uma abordagem QM/MM do espectro de absorção e propriedades ONL de cromóforos torcidos (TICT)
Autor(es): Braga, Daniel Lima
Orientador(es): Machado, Daniel Francisco Scalabrini
Assunto: Quinopiranas
Química computacional
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 16-Mai-2023
Referência: BRAGA, Daniel Lima. Estudo teórico utilizando uma abordagem QM/MM do espectro de absorção e propriedades ONL de cromóforos torcidos (TICT). 2022. 74 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Esse trabalho fez uso de ferramentas de química computacional objetivando o tratamento de moléculas orgânicas não convencionais para a previsão de propriedades de Óptica Não-Linear (ONL). O objeto de estudo é de amplo interesse devido ao seu potencial de aplicação em tecnologias fotônicas fazendo uso de moléculas com grande flexibilidade sintética. As quinopiranas abordadas são cromóforos torcidos com propriedades de Transferência de Carga Intramolecular que apresentam expressiva hiperpolarizabilidade de primeira e segunda ordem. Os métodos de simulação molecular de Monte Carlo (MC) com campos de força clássica mostram ser uma excelente alternativa para descrição de propriedades de equilíbrio. As propriedades optoeletrônicas de derivados de quinopiranas foram obtidas com métodos implícitos de solvatação traçando um paralelo com a associação de simulações MC e metodologia QM/MM sequencial que entrega uma considerável qualidade de resultados com redução de custo computacional. As simulações CBMC foram realizadas com derivados de quinopiranas em solventes de polaridades contrastantes, sendo esses sistemas revisitados em um nível mais acurado em relação a proposição original de 1997.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Química



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.