Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34777
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_MabelReginaGodinho_tcc.pdf1,01 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise da evidenciação do patrimônio cultural mundial no Brasil segundo a Unesco : um tesouro off balance
Autor(es): Godinho, Mabel Regina
Orientador(es): Lima, Diana Vaz de
Assunto: Patrimônio cultural
Demonstrações contábeis
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 15-Mai-2023
Referência: GODINHO, Mabel Regina. Análise da evidenciação do patrimônio cultural mundial no Brasil segundo a Unesco: um tesouro off balance. 2021. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar o conteúdo da evidenciação dos ativos que compõem o patrimônio cultural mundial no brasil, segundo a Unesco, nas demonstrações contábeis dos entes federados locais responsáveis por sua promoção e acautelamento. Para fins deste estudo, esses ativos foram identificados como Heritage Assets. Para tratar a questão da pesquisa, foi efetuada análise de conteúdo das demonstrações contábeis e respectivas notas explicativas dos entes federados brasileiros onde encontram-se localizados os 15 patrimônios culturais mundiais identificados pela Unesco, relativas aos exercícios financeiros dos anos de 2018, 2019 e 2020. Os achados do estudo mostram que não há evidenciação do patrimônio cultural mundial brasileiro em nenhum dos entes federados locais responsáveis por sua promoção e acautelamento, observando-se, apenas, no que tange à divulgação de informação sobre os bens imóveis atinentes aos patrimônios culturais, alguns apontamentos em notas explicativas nos municípios de Olinda (Pernambuco), Salvador (Bahia) e Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), registrando que medidas e procedimentos serão implantados para que a evidenciação, o reconhecimento e a mensuração desses bens sejam feitos até o mês de janeiro de 2023. Registre-se que, apesar de a evidenciação dos Heritage Assets ainda ser facultativa da perspectiva das International Public Sector Accounting Standards (IPSAS) e das normas brasileiras de contabilidade aplicadas ao setor público (NBC TSP), e que mesmo que ainda se apresentem dificuldades para o tratamento contábil desses valores, iniciativas nesse sentido são importantes não só pelo fato de a evidenciação das informações desses ativos contribuir para atingir o objetivo dos relatórios financeiros e para a tomada de decisão do usuário (IFAC, 2021b, item BC32, p.110), mas, também, pelo seu atendimento às condições de integridade e autenticidade exigidos pelo Comitê de Patrimônio Mundial da Unesco, que reconheceu que seus valores culturais estão expressos de modo verídico e legítimo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.