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Título: Análise do posicionamento digital das organizações contábeis do Distrito Federal com base no modelo de AIDA
Autor(es): Silva, Bruna Martins Wolff da
Orientador(es): Matos, Eduardo Bona Safe de
Assunto: Marketing digital
Mídia social
Data de apresentação: 3-Nov-2021
Data de publicação: 15-Mai-2023
Referência: SILVA, Bruna Martins Wolff da. Análise do posicionamento digital das organizações contábeis do Distrito Federal com base no modelo de AIDA. 2021. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Com os avanços da era digital, empresas de diversos segmentos têm investido em estratégias de marketing para posicionar seus negócios no meio digital. A procura por serviços e empresas na internet vem se intensificando, e as empresas que não acompanham essa mudança estão perdendo espaço no mercado, caso que também se aplica aos escritórios e organizações contábeis. Nesse sentido, o presente estudo tem por objetivo identificar o posicionamento digital das organizações contábeis do Distrito Federal a fim de analisar o perfil do conteúdo produzido por estas organizações em suas mídias sociais, no caso, o Instagram. Para isso, foram selecionadas 252 organizações contábeis que, após uma análise inicial das 2.278 organizações cadastradas no Conselho Regional de Contabilidade do DF (CRC-DF), tinham sua página do Instagram registrada no site institucional. A categorização e análise das 9.444 publicações realizadas em 2021 pelas empresas selecionadas foi realizada sob a ótica do Modelo AIDA e suas etapas (Atração, Interesse, Desejo e Ação) e foram criadas subcategorizações para ampliação do modelo. Os resultados obtidos mostraram que as organizações contábeis ainda utilizam o Instagram com pouca frequência (11% das organizações contábeis do DF possuem instagram) e que a maior parte dos conteúdos produzidos pelas organizações selecionadas são orientadas para o estágio de Atração do cliente (75%), seguidas pelas categorias de “interesse e desejo” (18%) e, por fim, “ação” (7%). De forma diferente ao publicado, as postagens que receberam mais interação dos usuários foram os voltados para o Interesse e o Desejo. Contribui-se para a literatura e para a prática profissional ao demonstrar os principais aspectos na comunicação e no marketing digital das empresas analisadas e potenciais benefícios do uso coerente das redes sociais na captação e manutenção de clientes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
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