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https://bdm.unb.br/handle/10483/3477
Título: | Elaboração de modelo numérico representativo da região de montagem de grampos de suspensão/cabos condutores de energia e levantamento experimental de variáveis de ajuste |
Autor(es): | Campos, Estarle Roberto Ferreira de Souza Vilela, Thamise Sampaio Vasconcelos |
Orientador(es): | Fadel, Aida Alves |
Assunto: | Deformações e tensões Resistência de materiais Cabos elétricos |
Data de apresentação: | 9-Dez-2011 |
Data de publicação: | 11-Mai-2012 |
Referência: | CAMPOS, Estarle Roberto Ferreira de Souza; VILELA, Thamise Sampaio Vasconcelos. Elaboração de modelo numérico representativo da região de montagem de grampos de suspensão/cabos condutores de energia e levantamento experimental de variáveis de ajuste. 2011. 137 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
Resumo: | O presente trabalho, de natureza numérica e experimental, refere-se à modelagem da região de falha mecânica em cabos condutores aéreos de energia elétrica. O problema mecânico nesse tipo de estrutura decorre da fadiga por fretting causada pela vibração gerada pelo escoamento de ventos sobre a superfície do condutor. A falha ocorre, via de regra, no grampo de suspensão utilizado para fixação do cabo à torre. Uma modelagem das geometrias do cabo e do grampo permitirá a análise pelo Método dos Elementos Finitos das tensões na região. Assim, o escopo deste trabalho refere-se à obtenção do modelo geométrico, ao levantamento das tensões experimentais na região de falha e ao estudo do problema de contato para a calibração do modelo. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT This work is an attempt to obtain a numerical model to approach the mechanical problem on the failing region in aerial conductors. The mechanical issue in these structures is caused by fretting fatigue which is generated by aerial vibration. Failure commonly happens at the suspension clamps used to fix the conductors to the towers. This work consists in provide a geometric model of both, clamp and conductor, to be used at Finite Element Method in order to obtain the mechanical tension responsible for the failure. Therefore, experimental techniques are associated, applying strain gauges to measure the real tensions at clamp/cable region. Hence, the basic numerical contact problem is investigated in order to calibrate the model. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2011. |
Aparece na Coleção: | Engenharia Mecânica
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