Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34766
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_AnaPaulaGoncalvesMagalhaes_tcc.pdf571,26 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Gig economy : perspectivas de adesão dos trabalhadores em empregos temporários ao sistema de previdência brasileiro
Autor(es): Magalhães, Ana Paula Gonçalves
Orientador(es): Lima, Diana Vaz de
Assunto: Previdência social
Mercado de trabalho
Trabalhadores
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 15-Mai-2023
Referência: MAGALHÃES, Ana Paula Gonçalves. Gig economy: perspectivas de adesão dos trabalhadores em empregos temporários ao sistema de previdência brasileiro. 2021. 52 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O objetivo deste estudo é apresentar perspectivas para adesão dos trabalhadores em empregos temporários ao sistema de previdência brasileiro, em um contexto em que a gig-economy vem se expandindo como nova forma de negócio e afetando como o mercado de trabalho oferece proteção social a esses trabalhadores. Para tratar a questão da pesquisa, foram realizadas simulações de indivíduos representativos, a partir de três possíveis perspectivas para a proteção social desses trabalhadores: (1) como contribuinte individual do INSS; (2) mediante a criação de uma MEI (pejotização); e (3) aderindo a um sistema de previdência complementar, identificando, à luz da legislação previdenciária vigente, os critérios de elegibilidade para adesão aos referidos planos, o valor das contribuições a serem vertidas e a cobertura previdenciária oferecida. A revisão da literatura mostrou que o trabalho por plataformas não dispõe de proteção social, tendo uma correlação inversa com a dependência desse tipo de trabalho, isto é, quanto mais se depende do trabalho de plataforma menos se dispõe de seguridades como planos de saúde, planos de pensão (aposentadoria) ou benefícios governamentais. Desta forma, as perspectivas apresentadas na presente pesquisa podem contribuir para que os trabalhadores brasileiros em empregos temporários possam desfrutar de uma proteção do trabalho que apoie as suas necessidades ao longo do ciclo de vida.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.