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Título: Estratégias de aprendizagem e criatividade em universitários cegos e em universitários videntes : um estudo comparativo
Autor(es): Kosac, Thaíza de Almeida
Orientador(es): Mitjáns Martínez, Albertina
Assunto: Aprendizagem
Criatividade (Educação)
Estudantes universitários
Estudantes deficientes
Deficientes visuais - educação
Data de apresentação: Jun-2011
Data de publicação: 11-Mai-2012
Referência: KOSAC, Thaíza de Almeida. Estratégias de aprendizagem e criatividade em universitários cegos e em universitários videntes: um estudo comparativo. 2011. 82 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo identificar se há ou não diferenças no uso de estratégias de aprendizagem e na expressão da criatividade na aprendizagem de universitários cegos e universitários videntes. Considerando o movimento de inclusão social e a exigência de indivíduos cada vez mais criativos para serem inseridos no mercado de trabalho, percebemos que a universidade, sendo local propício para a construção do conhecimento, deve promover a inclusão ao estimular o desenvolvimento da expressão criativa e incentivar o uso de estratégias de aprendizagem eficazes no processo de aprendizagem. Por se tratar de uma pesquisa qualitativa, recorremos ao estudo de caso utilizando diversos instrumentos com seis universitários da Universidade de Brasília, sendo dois cegos e quatro videntes. As informações produzidas mostraram que os alunos, tanto cegos quanto os videntes, utilizam principalmente estratégias cognitivas, seguidas das estratégias de gestão de recursos, e pouco se expressam criativamente na aprendizagem das disciplinas observadas. Isso nos possibilitou compreender que as diferenças do processo de aprendizagem são relacionadas, dentre outros aspectos, ao conteúdo estudado. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The aim of the present research is to identify whether or not there are any differences in the use of learning strategies and creative expression in learning of undergraduate students who are blind from those who are not. Considering the movement for social inclusion and the requirement of more creative individuals to be inserted in the job market, we realize that the university is an appropriate place for the construction of knowledge. Therefore it should promote inclusion by encouraging the development of creative expression and to encourage the use of effective learning strategies in the learning process. We develop here a qualitative research, so we resort to the case study using several instruments with six undergraduate students, in which two are blind and four are not. The information produced show that either students blind or not use cognitive strategies, followed by resource management strategies and hardly express themselves creatively in the learning of the observed subject. This enabled us to understand that the differences in the learning process are related, among other things, the content studied.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
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