Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34706
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_OtavioAugustoMorosiniDeCarvalho_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso 750,74 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação das notas das questões de química do vestibular da UnB via teoria de resposta ao item
Autor(es): Carvalho, Otávio Augusto Morosini Mansur de
Orientador(es): Gomes, Antônio Eduardo
Assunto: Teoria da resposta ao item
Modelo de resposta gradual
Data de apresentação: Mai-2022
Data de publicação: 8-Mai-2023
Referência: CARVALHO, Otávio Augusto Morosini Mansur de. Avaliação das notas das questões de química do vestibular da UnB via teoria de resposta ao item. 2022. 39 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Estatística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O trabalho consiste em avaliar as 38 questões de química do vestibular da UnB de 2014, utilizando o escore convencional obtido pelos candidatos e modelos de Teoria da Resposta ao Item para identificar questões com baixo poder de discriminação entre candidatos com diferentes níveis de conhecimento em química. Serão apresentados modelos de Teoria da Resposta ao Item, como os Modelos Dicotômicos de dois e três parâmetros (ML2 e ML3) e o Modelo de Resposta Gradual (MRG), como alternativas para o cálculo convencional do escore utilizado no vestibular. O ajuste do Modelo de Resposta Gradual considerando ”errado” como a primeira categoria apresentou resultados absurdos, mas o modelo onde a ”não resposta” é a primeira categoria apresentou os melhores resultados entre os modelos propostos, enfatizando que respondentes com maior conhecimento de química tendem a responder um item, correndo o risco de eventualmente errar a resposta, enquanto indivíduos com menor conhecimento tendem a optar pela não resposta ao item.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Departamento de Estatística, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Estatística



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.