Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34642
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_GuilhermeMartins_tcc.pdf3,86 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Síntese e caracterização de pontos quânticos de MoS2
Autor(es): Martins, Guilherme
Orientador(es): Paterno, Leonardo Giordano
Assunto: Fluorescência
Nanomateriais
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 27-Abr-2023
Referência: MARTINS, Guilherme. Síntese e caracterização de pontos quânticos de MoS2. 2022. 33 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O dissulfeto de molibdênio (MoS2), um dicalcogeneto de metal de transição, tem atraído grande interesse da comunidade científica em função de suas características únicas. Em particular, este composto em sua forma física de pontos quânticos dá origem a fenômenos singulares que podem ter aplicações tecnológicas, especialmente em eletrônica, conversão de energia e sensores. Nesse trabalho, propomos obter pontos quânticos de dissulfeto de molibdênio (MoS2-QD) e sua possível aplicação em sensores fluorescentes. Para tanto, foi empregado um método da literatura do tipo top-down, que consiste na esfoliação química de MoS2 em pó com peróxido de hidrogênio e hidróxido de amônio. O produto obtido na forma de uma solução foi caracterizado por espectroscopias de absorção no UV-Vis, Raman e fluorescência (estado estacionário), e pela determinação do rendimento quântico de fluorescência. Os resultados obtidos indicaram a formação de um material fluorescente, mas à base de óxido de molibdênio (MoOx) e cuja emissão tem baixo rendimento quântico (~0,01%). Associado à análise dessas medidas espectroscópicas, foi desenvolvida uma discussão com o intuito de elucidar o possível mecanismo de reação e a sua viabilidade na produção de nanomateriais fluorescentes.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Química



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.