Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3462
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_JoseAlvesMaiaTeixeiraNeto.pdf716,54 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O desenho e o autorretrato em sala de aula : desenvolvimento intelectual a partir do autoconhecimento
Autor(es): Teixeira Neto, José Alves Maia
Orientador(es): Costa, Thérèse Hofmann Gatti Rodrigues da
Assunto: Autorretrato
Desenho da figura humana
Figura humana na arte
Data de apresentação: 16-Dez-2011
Data de publicação: 8-Mai-2012
Referência: MAIA NETO, José A. O desenho e o autorretrato em sala de aula: desenvolvimento intelectual a partir do autoconhecimento. 2011. 37 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Plásticas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A monografia foi estruturada de modo que, primeiramente, entendam-se os processos que levaram ao surgimento do autorretrato na arte, bem como a sua importância cultural, histórica e social. Em seguida, abordam-se dois temas que permeiam este tipo de representação: o narcisismo e o uso da fotografia. Dando sequência, discorre-se sobre a importância do desenho para o indivíduo e, contraditoriamente, os motivos que levam ao distanciamento desta prática. E, concluindo a parte teórica, analisa-se o estudo do autorretrato elaborado pela técnica do desenho, tendo como foco a contribuição deste exercício para o processo de autoconhecimento. Visando a aplicação deste estudo no ambiente escolar, foi elaborado um plano de aula que almeja tanto o desenvolvimento psicomotor, quanto o intelectual dos estudantes, seguido de uma reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem a partir das idéias expostas no decorrer do texto.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, 2011.
Aparece na Coleção:Artes Plásticas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons