Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/3462
Título: | O desenho e o autorretrato em sala de aula : desenvolvimento intelectual a partir do autoconhecimento |
Autor(es): | Teixeira Neto, José Alves Maia |
Orientador(es): | Costa, Thérèse Hofmann Gatti Rodrigues da |
Assunto: | Autorretrato Desenho da figura humana Figura humana na arte |
Data de apresentação: | 16-Dez-2011 |
Data de publicação: | 8-Mai-2012 |
Referência: | MAIA NETO, José A. O desenho e o autorretrato em sala de aula: desenvolvimento intelectual a partir do autoconhecimento. 2011. 37 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Plásticas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
Resumo: | A monografia foi estruturada de modo que, primeiramente, entendam-se os processos que levaram ao surgimento do autorretrato na arte, bem como a sua importância cultural, histórica e social. Em seguida, abordam-se dois temas que permeiam este tipo de representação: o narcisismo e o uso da fotografia. Dando sequência, discorre-se sobre a importância do desenho para o indivíduo e, contraditoriamente, os motivos que levam ao distanciamento desta prática. E, concluindo a parte teórica, analisa-se o estudo do autorretrato elaborado pela técnica do desenho, tendo como foco a contribuição deste exercício para o processo de autoconhecimento. Visando a aplicação deste estudo no ambiente escolar, foi elaborado um plano de aula que almeja tanto o desenvolvimento psicomotor, quanto o intelectual dos estudantes, seguido de uma reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem a partir das idéias expostas no decorrer do texto. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, 2011. |
Aparece na Coleção: | Artes Plásticas
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons