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dc.contributor.advisorChaves, Marjorie Nogueira-
dc.contributor.authorVieira, Andreia dos Santos Gomes-
dc.identifier.citationVIEIRA, Andreia dos Santos Gomes. Representações de professoras da educação infantil acerca do entrelaçamento entre infâncias da periferia e a diversidade étnico-racial na materialização do currículo. 2022. 88 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Curso de Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo compreender representações de professoras da Educação Infantil acerca do entrelaçamento entre infâncias da periferia e da diversidade étnico-racial na materialização do currículo. O aporte teórico do estudo está alicerçado nos documentos oficiais da Educação Infantil (BRASIL, 2013, 2017); (DISTRITO FEDERAL, 2018) em articulação com os escritos de (ARROYO 2013,214); (CAVALLEIRO, 2000); (GOMES, 2017); (HOOKS, 2017), (DEL PRIORE 2006, 2012). A investigação constituiu-se em uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório, utilizando a análise de conteúdo para a interpretação das informações construídas. Foram participantes desta pesquisa quatro professoras de Educação Infantil da rede pública de ensino, moradoras e docentes em diferentes Regiões Administrativas localizadas na periferia do Distrito Federal. A partir da tessitura dos depoimentos de nossas colaboradoras pudemos compreender: I) a representação da periferia para as professoras está vinculada ao conceito social de um território que sofre com as desigualdades, mas não se limita a elas; II) o currículo se materializa nas relações estabelecidas entre as professoras, as crianças, suas famílias e o território, proporcionando uma aprendizagem mais significativa; III) a diversidade de formas de existir contemplam as relações étnico-raciais em suas ações pedagógicas, configurando-se uma forma de descolonizar o currículo; IV) o valor da territorialidade e o acolhimento de expressões comunitárias constituem as práticas pedagógicas materializando um currículo relacional. A formação docente foi apontada como uma necessidade para a correção das desigualdades raciais e para a promoção da igualdade de oportunidades tendo professores e os professores como garantidores de direitos das crianças.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação infantilpt_BR
dc.subject.keywordDiversidade na escolapt_BR
dc.subject.keywordRepresentações sociaispt_BR
dc.subject.keywordProfessores - atitudespt_BR
dc.titleRepresentações de professoras da educação infantil acerca do entrelaçamento entre infâncias da periferia e a diversidade étnico-racial na materialização do currículopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2023-04-17T22:03:23Z-
dc.date.available2023-04-17T22:03:23Z-
dc.date.submitted2022-05-27-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/34586-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This article aims to understand representations of Early Childhood Education teachers about the intertwining between childhoods of the periphery and ethnic-racial diversity in the materialization of the curriculum. The theoretical contribution of the study is based on the official documents of Early Childhood Education (BRASIL, 2013, 2017); (DISTRITO FEDERAL, 2018) in conjunction with the writings of (ARROYO 2013,214); (CAVALLEIRO, 2000); (GOMES, 2017); (HOOKS, 2017), (DEL PRIORE 2006, 2012). The investigation consisted of a qualitative approach, an exploratory research, using content analysis to interpret the constructed information. Four early childhood education teachers from public schools, residents and teachers in different Administrative Regions located on the outskirts of the Federal District, participated in this research. From the fabric of the testimonies of our collaborators, we were able to understand that the representation of the periphery for the teachers is linked to the social concept of a territory that suffers from inequalities, but is not limited to them: I) the curriculum materializes in the relationships established between teachers, children, their families and the territory providing more meaningful learning; II) the teachers understand that there is not a single way of being in the world and that the diversity of ways of existing contemplate ethnic-racial relations in their pedagogical actions, configuring a way of decolonizing the curriculum; III) the value of territoriality and the reception of community expressions constitute the pedagogical practices materializing a relational curriculum built in the daily life with children. Teacher training was identified as a necessity for the correction of racial inequalities and for the promotion of equal opportunities, having teachers and teachers as guarantors of children's rights.pt_BR
Aparece na Coleção:Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade



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