Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/3455
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MarliaFerreira_PedroMoreira.pdf1,67 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Fatores associados à mobilidade espacial no Brasil : uma análise do perfil do migrante recente
Autor(es): Ferreira, Marília de Faria
Moreira, Pedro Henrique Monteiro
Orientador(es): Vasconcelos, Ana Maria Nogales
Araújo, Herton Ellery de
Assunto: Migração
Análise de regressão
Estatística descritiva
Data de apresentação: 28-Jun-2011
Data de publicação: 8-Mai-2012
Referência: FERREIRA, Marília de Faria; MOREIRA, Pedro Henrique Monteiro. Fatores associados à mobilidade espacial no Brasil: uma análise do perfil do migrante recente. 2011. vii, 56 f. Monografia (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O estudo da mobilidade espacial é de grande relevância, pois colabora na formação de um povo em aspectos sociais e econômicos. Diante dessa importância e da ausência de publicações recentes acerca do tema, foi realizado o estudo, entre 2001 e 2009, que identificou características e variáveis associadas ao fenômeno da migração e ao perfil do migrante recente. Para uma análise mais aprofundada, foi utilizada a regressão logística para identificar as variáveis que mais se relacionavam com os principais fluxos migratórios estudados. Outra ferramenta utilizada para diferenciar os fluxos selecionados foi a razão de chances e a curva ROC. Evidenciou-se a diminuição do percentual de migrantes ao longo dos anos; o migrante, no geral, como jovem, com maior taxa alfabetização e grande parte nascida no Nordeste; a baixa interação da região Sul; o fenômeno da migração de retorno de forma significativa, ou seja, 30% dos migrantes voltaram a sua Unidade da Federação de nascimento.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Estatística, Estágio Supervisionado II, 2011.
Aparece na Coleção:Estatística



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons