Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34545
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_DaviDupin_HigorSantos_tcc.pdf3,05 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Direcionamento das heurísticas de Nielsen no contexto de uso de landing pages
Autor(es): Dupin, Davi Cunha Farias
Santos, Higor Gabriel Azevedo
Orientador(es): Canedo, Edna Dias
Assunto: Interação homem-máquina
Heurísticas de Nielsen
Data de apresentação: 12-Set-2022
Data de publicação: 12-Abr-2023
Referência: DUPIN, Davi Cunha Farias; SANTOS, Higor Gabriel Azevedo. Direcionamento das heurísticas de Nielsen no contexto de uso de landing pages. 2022. 84 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciência da Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: As heurísticas de Nielsen são afirmações que compõem um método generalista de avaliação de usabilidade em sistemas e produtos, porém estudos já apontam a necessidade de se desenvolver métodos específicos para diferentes contextos de uso. O objetivo deste trabalho é entender como as dez heurísticas podem ser otimizadas no design de Landing Pages, fornecendo uma priorização do impacto de cada uma delas; e um direcionamento prático de como designers, desenvolvedores e gestores podem utilizá-las. Para isso, é feita uma revisão de literatura relacionada aos conceitos apresentados e um estudo das diferentes metodologias para se avaliar a usabilidade em interfaces. Com isso, é feita uma pesquisa qualitativa para analisar a experiência do usuário em um cenário de testes, para avaliar isoladamente o impacto de cada heurística. Esse experimento resulta na ordenação delas por prioridade, baseado em critérios objetivos de usabilidade e na descrição de como cada uma pode ser usada nesse contexto. Portanto, pessoas envolvidas na criação de Landing Pages podem, a partir desse estudo, projetar ou avaliar interfaces com maior eficácia, eficiência e satisfação, com o apoio de um referencial prático de aplicação das heurísticas de Nielsen nesse contexto.
Abstract: Nielsen’s heuristics are features that are a general method of evaluating usability in systems and products but studies show the need to develop specific methods to different contexts of use. This work’s goal is to understand how the ten heuristics can be optimized in Landing Page design providing a priorisation on the impact of each of them; and a practical direction on how designers, developers and managers can use them. For this, a literature revision is made relating to the concepts presented and a study on the different methods to evaluate usability in interfaces. With this, a qualitative research is done to analyze the user experience in a test scenario to evaluate each heuristics impact alone. This experiment results on their ordination by priority, based on objective usability criteria and in the description on how each one can be used in this context. Therefore, people involved in the Landing Page creation can, from that study, design or evaluate interfaces with more effectiveness, efficiency and satisfaction, with the support from a practical reference of application of the Nielsen heuristics in this context.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciência da Computação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.