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Título: Análise de estabilidade aeroelástica dinâmica de modelos analíticos e numéricos utilizando Nastran
Autor(es): Mariano, Matheus de Avila
Orientador(es): Martins, Polliana Candida Oliveira
Assunto: Aeronaves
Aeroelasticidade
Data de apresentação: 28-Set-2022
Data de publicação: 11-Abr-2023
Referência: MARIANO, Matheus de Avila. Análise de estabilidade aeroelástica dinâmica de modelos analíticos e numéricos utilizando Nastran. 2022. 107 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: As agencias de regulamentação aeronáutica exigem em seus processos de cerificação que as aeronaves sejam seguras e livres dos fenômenos ditos aeroelásticos dentro de seu envelope de operações. Frente a essas necessidade e a importância de se estudar e analisar tais fenômenos de potencial catastrófico, o presente trabalho visa propor procedimentos de análise de fenômenos aeroelásticos de natureza dinâmica. Nesse contexto, destaca-se o Nastran, que é um software amplamente utilizado na indústria aeronáutica a mais de 50 anos. No entanto, sua interface não amigável acarreta em dificuldades na sua utilização, devido a ausência de facilitadores gráficos como se conhece em softwares como ANSYS e CATIA, por exemplo. Visto que é um software exclusivo para análise em elementos finitos, o usuário não dispõe de ferramentas de pré e pós-processamento. Primeiramente, é realizado nesse trabalho um estudo acerca de fenômenos aeroelásticos, enquanto o entendimento do software se dá através de exemplos contidos nos manuais do programa. Com a compressão básica do programa, é feito uma breve explicação de seu funcionamento, abordando as estruturas dos arquivos de entrada e saída, bem como formato para entrada de dados e demais recursos disponíveis. Com isso, propõem-se duas vias de análise: a primeira, e mais trabalhosa, envolve a escrita da simulação pelo editor de texto Nastpad, seguido da execução no Nastran e pós-processamento via código MatLab; já a segunda via, utiliza-se o Femap como software de pré e pós-processamento. O Femap, além das referidas facilidades, possui interface gráfica bem intuitiva e permite a integração com o Nastran, de forma que todo o procedimento é feito em um software. Para por a prova ambos os procedimentos, toma-se como base os modelos HA145A e HA145B. A primeira via de procedimentos é aplicada nos dois modelos, enquanto a segunda é aplicada na asa do aeromodelo de 2019 da equipe de competição Mamutes do Cerrado. Os resultados obtidos são comparados com a solução analítica via Matlab.
Abstract: The aeronautic regulatory agencies requires on their certification process that aircrafts must be safe and completely free from aeroelastic phenomena in their flight envelope. From these requirements and the seriousness of study and analyse catastrofic phenomena like this, the present work purposes dynamic aeroelastic phenomena analysis procedures. In this sense, Nastran is a software widely used in aeronautical industry for over 50 years. However, it has some impediments regarding its use, due the absence of graphical interface as presented in other known softwares as ANSYS and CATIA. More than that, it is dedicated to finite element analysis and the user does not have pre and post processing functionalities. Faced with these obstacles and the importance of aeroelastic phenomena studies, this work suggests flutter analysis procedures on Nastran. A preliminary study of aeroelastic phenomena is carried out, focusing on flutter and, at the same time the understanding of the program’s funcionalities is done through handbook examples. After this, a brief explanation of its operation is made, covering the structures of the input and output files, as well as the format for data input and other available resources. Hence, two procedures are suggested: the first, and most labored, uses Nastpad as text editor to set the simulation, followed by Nastran execution and post processing on Matlab codes; the second way, only Femap is used for pre and post processing. Femap, beyond it’s facilities, possesses an intuitive graphical interface and it allows integration with Nastran as solver, so that the entire procedure occurs in just one software. To prove both procedures, the HA145A and HA145B models are used, as well as the wing from Mamutes do Cerrado wing from 2019 model plane. The first procedure way is applied on both examples, while the second one is tried on Mamutes do Cerrado 2019 wing. The results for these models are compared with an analytical solution obtained with Matlab.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2022.
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