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Título: Estudo para implantação de eixos de bitolas variáveis no material rodante ferroviário brasileiro
Autor(es): Santos, Fillipe Germano dos
Orientador(es): Fadel, Aida Alves
Assunto: Ferrovias
Transporte ferroviário
Transporte de mercadorias
Data de apresentação: 29-Nov-2011
Data de publicação: 7-Mai-2012
Referência: SANTOS, Fillipe Germano dos. Estudo para implantação de eixos de bitolas variáveis no material rodante ferroviário brasileiro. 2011. 77 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Mecânica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Este trabalho consiste numa análise preliminar como subsídio ao desenvolvimento do protótipo de uma máquina nacional para automatizar o processo de transferência de material rodante entre malhas ferroviárias de bitolas diferentes. A solução adotada como ideal nesse projeto consiste na implantação de um rodeiro de bitola variável, que possa trafegar tanto nas ferrovias de 1 m e de 1,6 m presentes no Brasil, sem a necessidade de alteração do truque do material rodante. A metodologia criada é dividida em cinco partes: Primeiramente, é realizada uma análise da malha ferroviária nacional e das alterações necessárias para transbordo de carga entre conexões. Em seguida, foi realizada uma comparação entre as soluções aplicadas atualmente buscando comprovar a utilização do eixo de bitola variável. As restrições dimensionais de ambas as vias foram estudadas para não ter interferência nos gabaritos de via e definir quais componentes de cada bitola serão utilizados. Uma metodologia de cálculo foi estudada para aproximar as limitações de estabilidade do material rodante de cada bitola para assim serem aplicados ao trem que possa utilizar ambas as vias com segurança. As alterações em relação aos sistemas já existentes para a possibilidade de implantação do sistema no Brasil são analisadas, e em seguida, o escopo do projeto e soluções encontradas para o sistema é apresentado.
Abstract: This work presents a preliminary analysis which will aid the development of a prototype for a machine to automate the rolling stock transfer process between different railroad track sizes. The solution adopted in this project as an ideal is the establishment of a Rode gauge variable, which can travel in both the railroads which exists in Brazil, without the need to change the trick of rolling stock. First, an analysis of the national rail network and the changes needed to transfer load between connections are made. A comparison between the solutions implemented currently seeking to prove the use of variable gauge axle, and a calculation methodology has been designed to bring together the advantages and limitations of the undercarriage of each gauge to be applied to the train so that it can use both routes safely. Then the project scope and solutions for the system is presented.
Informações adicionais: Monografia (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2011.
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