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dc.contributor.advisorRocha, Eliene Novaes-
dc.contributor.authorAriani, Araken Rodrigues de Carvalho-
dc.contributor.authorGonzaga, Elizabeth Tavares de-
dc.identifier.citationARIANI, Araken Rodrigues de Carvalho; GONZAGA, Elizabeth Tavares de. Os desafios e avanços nas relações da escola do campo Centro de Ensino Fundamental Tamanduá com a comunidade camponesa da Ponte Alta do Gama. 2022. 31 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Planaltina - DF, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina (FUP), Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho busca compreender as relações do Centro de Ensino Fundamental Tamanduá do Gama (CEFTAM) com sua comunidade escolar, que influenciou e influencia a construção da instituição de ensino como Escola do Campo, não só pela sua localização, mas principalmente pelas suas relações históricas com a comunidade da Ponte Alta, região que nasce com a proposta de produzir alimentos para os moradores e trabalhadores que viriam construir Brasília a nova capital do Brasil. O CEFTAM por ser uma das primeiras instituições sociais públicas constituída na Ponte Alta, representa o local onde a comunidade busca referências ou atribuições dos papéis de outras instituições públicas. Para efeito deste estudo o território em que está localizada a escola foi dividido em sete, de acordo com sua localização, história de formação e do modo de relação que esses sujeitos mantêm com o trabalho e a produção na terra. Durante o processo de pesquisa com segmentos representativos de pais, estudantes e professores foram realizadas visitas aos territórios, rodas de conversas, coordenações coletivas e entrevistas, a fim de identificar avanços e desafios que a escola apresenta dialogando com os princípios da Educação do Campo, principalmente aqueles diretamente ligados às matrizes formativas do campo que envolvam a história e cultura, uma vez que pais e estudantes percebem a escola como espaço de cultura e de socialização da comunidade da Ponte Alta.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação do campopt_BR
dc.subject.keywordDistrito Federal (DF) - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordTerritórios ruraispt_BR
dc.titleOs desafios e avanços nas relações da escola do campo Centro de Ensino Fundamental Tamanduá com a comunidade camponesa da Ponte Alta do Gamapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2023-04-05T10:16:54Z-
dc.date.available2023-04-05T10:16:54Z-
dc.date.submitted2022-09-20-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/34448-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The present work seeks to understand the relations of the Centro de Ensino Fundamental Tamanduá do Gama (CEFTAM) with its school community, which influenced and still influences the construction of the educational institution as Escola do Campo, not only due to its location, but mainly due to its historical relations with the community of Ponte Alta, a region that was born with the proposal to produce food for the residents and workers who would come to build Brasília the new capital of Brazil. CEFTAM, for being one of the first public social institutions established in Ponte Alta, represents the place where the community seeks references or attributions of the roles of other public institutions. For the purpose of this study, the territory in which the school is located was divided into seven, according to its location, history of formation and the way of relationship that these subjects maintain with work and production on the land. During the research process with representative segments of parents, students and teachers, visits were made to territories, conversation circles, collective coordination and interviews, in order to identify advances and challenges that the school presents in dialogue with the principles of Rural Education, mainly those directly linked to the formative matrices of the field that involve history and culture, since parents and students perceive the school as a space for culture and socialization of the Ponte Alta community.pt_BR
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