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Título: Uma análise sobre os inventários social, histórico, cultural e ambiental de três escolas do campo da rede pública do Distrito Federal
Autor(es): Seixas, Ana Carolina Pinto de Souza
Nobre, Kathiemi Matsumoto
Orientador(es): Medeiros, Maria Osanatte de
Coorientador(es): Ferreira, Rogério
Assunto: Educação do campo
Distrito Federal (DF) - educação
Assentamentos rurais
Data de apresentação: 19-Ago-2022
Data de publicação: 5-Abr-2023
Referência: NOBRE, Kathiemi Matsumoto; SEIXAS, Ana Carolina Pinto de Souza. Uma análise sobre os inventários social, histórico, cultural e ambiental de três escolas do campo da rede pública do Distrito Federal. 2022. 22 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Planaltina - DF, 2022.
Resumo: Este artigo propõe uma análise dos Inventários da Escola Classe São Bartolomeu, do Centro de Ensino Fundamental Cerâmicas Reunidas Dom Bosco e do Centro Educacional Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal, escolas do campo pertencentes ao quadro da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). O estudo, a prática, o debate e as concepções à luz da Educação do Campo, no âmbito dessa rede pública de ensino, têm fortalecido a construção do Inventário Social, Histórico, Cultural e Ambiental, que consiste no principal instrumento metodológico aplicado para o conhecimento da realidade que circunvizinha e emerge de cada uma das escolas do campo que compõem a SEEDF. A metodologia considerou a abordagem qualitativa de pesquisa, com base na análise de conteúdo. Nesse caminho, a maior parte dessas escolas tem construído seus acervos - oriundos do conteúdo curricular ligado à vida camponesa que se faz presente nas comunidades onde se inserem - à medida que afirmam sua identidade enquanto escola do campo. No que tange às três escolas em questão, acredita-se que essa análise não só contribua com a valorização do trabalho pedagógico que elas vêm desenvolvendo, mas que, sobretudo, forneça um retorno a esse trabalho. A devolutiva a essas escolas constitui etapa essencial ao processo pedagógico realizado com base nos critérios de avaliação - publicadas aqui como Dimensões de Análise - procedentes da pesquisa no âmbito da Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (EAPE), o que pode vir a inspirar as demais escolas na construção de seus Inventários.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina (FUP), Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2022.
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