Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3441
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_AnaPaulaQueirozTeixeira.pdf1,47 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A inspiração poética dos elementos da natureza para o imaginário material : um caminho para educação em artes visuais via criação
Autor(es): Teixeira, Ana Paula Queiroz
Orientador(es): Barroso, Ana Beatriz de Paiva Costa
Assunto: Criação (Literária, artística, etc.)
Imaginário
Arte
Data de apresentação: 16-Dez-2011
Data de publicação: 7-Mai-2012
Referência: TEIXEIRA, Ana Paula Queiroz. A inspiração poética dos elementos da natureza para o imaginário material: um caminho para educação em artes visuais via criação. 2011. 37 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Plásticas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A Inspiração Poética dos Elementos da Natureza para o Imaginário Material é a proposta de um método que visa, por meio da conscientização e do sentido de integração com a natureza, propiciar a sensibilização do indivíduo para inspirá-lo na realização de atividades práticas de arte criação. Conduzir a investigação do imaginário e do sentimento, movido pela poética dos elementos primordiais da natureza, resgatando uma noção de conexão com o mundo natural como forma de recordar que o universo criativo é algo muito mais disponível e abundante do que geralmente o concebemos. É uma compreensão simbólica de que é possível criar, propriamente falando, quando há uma intenção em fazê-lo, uma vez que isso já é realizado em diversas outras dimensões da vida. O presente projeto contempla uma vivência de exploração do universo imaginário, os caminhos e possibilidades que se desvelam a partir de um direcionamento focado no devaneio poético e no contato com a pintura; a educação do olhar por meio da leitura e apreciação de obras de arte; possibilidades de se sensibilizar por meio da poesia (e também contos) e sua relação com a investigação interior; as sensações e memórias que emergem de nós a partir da consciência da atuação dos elementos - terra, fogo, água e ar - em nós, integrando-nos ao nosso sistema mais básico de existência: o nosso corpo e o nosso planeta.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2011.
Aparece na Coleção:Artes Plásticas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons