Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34268
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_GabrielPeixotoVeiga_tcc.pdf909,5 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Aplicação de modelos de Teoria de Resposta ao Item na avaliação das questões da prova de língua portuguesa do vestibular da UnB
Autor(es): Veiga, Gabriel Peixoto
Orientador(es): Gomes, Antônio Eduardo
Assunto: Teoria de resposta ao item
Universidade de Brasília (UnB)
Língua portuguesa
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 22-Mar-2023
Referência: VEIGA, Gabriel Peixoto. Aplicação de modelos de Teoria de Resposta ao Item na avaliação das questões da prova de língua portuguesa do vestibular da UnB. 2022. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Estatística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O relatório apresentado tem por objetivo analisar, utilizando Teorias de Resposta ao Item, as questões da prova de português do vestibular da UnB (Universidade de Brasília) realizado no segundo semestre de 2014. Utilizando o software estatístico R, foi possível identificar o grau de dificuldade e discriminação dos itens, detectar itens possivelmente inadequados, ajustar o Modelo de Resposta Gradual e comparar as notas dos alunos obtidas pelo modelo convencional e pelo modelo de TRI (Teoria de Resposta ao Item). Durantes as análises, foi utilizado o software estatístico R, tanto para a construção dos gráficos quanto para a construção dos modelos. Observou-se que a atual avaliação do CESPE com penalização gera consequências no momento de resposta. Observou-se que examinandos com maior nível de conhecimento apresentam maior tendência a responder as questões e eventualmente errar, ao passo que os examinandos que não respondem a uma questão apresentam um nível menor de conhecimento
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Estatística



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.