Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3423
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_LeonardoPeixotodeMelo.pdf340,71 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Alinhamento entre o planejamento estratégico e a gestão socioambiental no Superior Tribunal de Justiça
Autor(es): Melo, Leonardo Peixoto de
Orientador(es): Oliveira, Maria Neuza da Silva
Assunto: Planejamento estratégico
Responsabilidade socioambiental
Administração pública
Superior Tribunal de Justiça (STJ)
Data de apresentação: 9-Abr-2011
Data de publicação: 7-Mai-2012
Referência: MELO, Leonardo Peixoto de. Alinhamento entre o planejamento estratégico e a gestão socioambiental no Superior Tribunal de Justiça. 2011. 43 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Esta monografia teve como objetivo analisar o alinhamento do Plano Estratégico do Superior Tribunal de Justiça com a responsabilidade socioambiental, uma vez que um órgão público não pode mais planejar suas ações estratégicas sem considerar a questão socioambiental. Baseado no método bibliográfico e documental, o estudo enfocou, no campo teórico, aspectos relacionados à Administração Pública e à Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P), estratégia que considera a sustentabilidade como fator primordial e delineador das ações da administração pública; versou também sobre os indicadores ambientais, gestão e responsabilidade socioambiental e o planejamento estratégico. A pesquisa buscou, assim, identificar se o Plano Estratégico adotado pelo STJ está adequado ao potencial e ao dever constitucional que o órgão mantém junto à sociedade no exercício da responsabilidade socioambiental, ou seja, se é necessário ajustar as metas, os indicadores e os objetivos constantes no referido documento. Os resultados apontaram uma falha na utilização do indicador de redução de impacto do STJ, em função da periodicidade anual, mas, ao mesmo tempo, o órgão vem alcançando melhores efeitos a cada ano, tendo, inclusive, se tornado um modelo de referência na administração pública. No entanto, ainda é necessário adequar e modernizar os indicadores utilizados, bem como investir em sistemas de informação que possam garantir mais eficiência e efetividade às soluções sustentáveis implementadas pelo STJ.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso Graduação em Administração a Distância, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons